Qual o valor da causa na ação de repetição de indébito?

AÇÃO DE REPETI ÇÃO DE INDÉBITO. Casos em que o valor da causa deverá corresponder quantum a ser repetido, acrescido dos encargos pertinen- tes, inclusive correção monetária. Provimento do agravo."(Agravo de Instrumento nº 51.028- SP.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf4.jus.br

Como calcular valor da causa em repetição de indébito?

O valor da causa nas ações de repetição de indébito deve corresponder ao valor da vantagem econômica que terá a parte autora com o acolhimento de seu pedido, nos termos do artigo 291 do Código de Processo Civil .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor da causa na ação de cobrança indevida?

Nas ações de cobrança de dívida o valor da causa deve corresponder à soma monetariamente corrigida do principal, dos juros de mora vencidos e de outras penalidades, se houver, até a data de propositura da ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como fazer uma ação de repetição de indébito?

Para o ajuizamento uma ação de repetição de indébito, há três requisitos essenciais:
  1. Existência de uma prestação indevida;
  2. Natureza de pagamento ao ato;
  3. Inexistência de dívida entre as partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando cabe ação de repetição do indébito?

42, parágrafo único, do CDC, para que haja a devolução em dobro do indébito, é necessária a comprovação de três requisitos: a) que a cobrança tenha sido indevida; b) que haja efetivo pagamento pelo consumidor; c) e a ausência de engano justificável do fornecedor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

REPETIÇÃO DO INDÉBITO | DIREITO DO CONSUMIDOR | AULA 39

Quais são as 3 exceções em que no pagamento indevido não terá direito à repetição?

Não se pode repetir o que se pagou para solver dívida prescrita, ou cumprir obrigação judicialmente inexigível. Não terá direito à repetição aquele que deu alguma coisa para obter fim ilícito, imoral, ou proibido por lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Onde ajuizar ação de repetição de indébito?

Ela está prevista no Código Tributário Nacional. Para requerer a repetição, o contribuinte pode se valer de requerimento administrativo ou da via judicial, ajuizando ajuizar uma ação, seja no Juizado Especial ou na Justiça Comum, o que depende do valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em manucciadv.com.br

Quando cabe repetição de indébito em dobro?

Tema atualizado em 21/9/2020.

O pagamento de valores decorrentes de cobrança indevida ao consumidor gera o direito à repetição do indébito em dobro, salvo se demonstrado erro justificável pelo fornecedor, na forma do parágrafo único do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando cabe ação de restituição de valores?

Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários. Parágrafo único.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a natureza jurídica da repetição de indébito?

A repetição de indébito é o direito à devolução de valores cobrados indevidamente, seja de dívida já paga ou valor em excesso, que acarreta no dever de indenizar do credor, prevista no art. 940 do Código Civil[1]. Pela lei, esta se distingue entre a repetição do indébito simples e a repetição do indébito em dobro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como é feito o cálculo do valor da causa?

O valor da causa, então, nada mais é do que a soma das parcelas vencidas e vincendas (CPC, art. 260), quando estas últimas existirem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jfrs.jus.br

O que é uma ação de repetição de indébito?

Repetição de Indébito é um termo que se usa para designar o pleito da devolução de valor cobrado indevidamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quem paga o valor da causa em um processo?

Quem paga o valor da causa em um processo? O valor da causa não é pago por nenhuma das partes. O que acontece é que esse valor serve como base para o cálculo das custas processuais e dos honorários advocatícios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual deve ser o valor da causa?

O valor da causa é o valor econômico a ela atribuído, Em via de regra, toda causa civil deve ser atribuída um valor certo, de acordo com o art. 291, do CPC/2015, complementando ainda, que o valor da causa deve ser apontado ainda que o processo não possua conteúdo econômico imediatamente auferível (MEDINA, 2016).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem cobra errado paga em dobro?

"Art. 940. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando cabe pagamento em dobro?

A devolução em dobro só se aplica quando o consumidor já pagou a conta cobrada indevidamente ou com valor excedente. Assim que perceber o erro, o consumidor tem direito à reparação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor máximo de restituição?

Quem entrega o IRPF nesse modelo tem um abatimento único de 20% do total de impostos pagos, correspondente à restituição. O limite da restituição a receber é de até R$ 16.154,34.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em leoa.com.br

O que é repetição de indébito na forma simples?

A repetição do indébito constitui-se na cobrança de valores pagos quando estes não eram devidos, portanto a ação de repetição de indébito é a medida processual na qual se pleiteia a devolução de quantia paga indevidamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona a restituição em dobro?

O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjpb.jus.br

Quais são as características da ação de repetição do indébito Qual é o prazo para a sua propositura?

Destarte, prescreve em 5 anos o direito de o contribuinte propor a ação de repetição do indébito tributário, a contar da extinção do crédito tributário (pagamento – art. 3º da LC 118/05) ou da data do trânsito em julgado ou da decisão administrativa definitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o tema 929 do STJ?

Temas 929 e1. 091

Questão submetida a julgamento: Discussão das hipóteses de aplicação da repetição em dobro prevista no art. 42, parágrafo único, do CDC. Questão submetida a julgamento: Penhorabilidade (ou não) do bem de família de propriedade do fiador dado em garantia em contrato de locação comercial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

Em quais hipóteses é possível pleitear a restituição do pagamento indevido Qual é o prazo para que o contribuinte realize esse pedido?

O prazo prescricional das ações de restituição de tributos pagos indevidamente, sujeitos a lançamento por homologação, é de cinco anos, contado a partir do pagamento, quando a ação for ajuizada após a Lei Complementar 118/05. Para as ações propostas antes da lei, aplica-se a tese dos cinco anos mais cinco.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual é o prazo para o pedido de restituição de pagamento de tributo indevido?

O Art. 168 do CTN estabelece o prazo de 5 (cinco) anos para o contribuinte pedir a restituição de impostos e demais tributos pagos indevidamente. Assim, o contribuinte terá 5 (cinco) anos a partir da data em que pagou o tributo para pedir a restituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marello.legal

Qual o prazo prescricional do pagamento indevido?

Pedido de restituição de pagamento indevido prescreve em dez anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornaldaordem.com.br