Para ter uma franquia da Havaianas, é preciso um investimento inicial total a partir de R$ 245 mil. Os dados foram atualizados pela empresa na plataforma da ABF no último mês de outubro. Para saber mais informações, confira o Guia de Franquias PEGN 2021/2022, já disponível nas bancas ou no aplicativo Globo +.
Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela Alpargatas, uma empresa da Itaúsa, proprietária de empresas como Itaú Unibanco e Duratex.
Por seu lado Havaianas Brasil registrou receita de 2.667,7 milhões de reais, aumento de 19,5% devido ao crescimento de 10,2% do volume e aumento de 8,4% do preço/mix, informou a empresa em comunicado. O volume total anual de pares aumentou 13,0%, totalizando 260 milhões, um recorde histórico, segundo a companhia.
Havaianas são produzidas em duas fábricas. Uma em Campina Grande, a segunda cidade mais populosa do Estado da Paraíba, com aproximadamente 405 mil habitantes.
Em 12 de julho de 2017, as empresas Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant (ambas de propriedade da família Moreira Salles) e a holding Itaúsa fecharam a compra da Alpargatas por 3,5 bilhões de reais. A aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica ainda em 2017.
Atualmente, a Havaianas conta com quase mil lojas espalhadas pelos cinco continentes – entre franquias, próprias e distribuidores – sendo 548 no Brasil e 444 no mercado internacional.
O franqueado destinará 2% de seu faturamento bruto mensal para investimento em MKT local para divulgação de sua loja ( A franqueadora não recolherá esse valor);
Peças da coleção Pride são os produtos mais vendidos na loja online. A coleção completa de Havaianas Pride conta com itens como peças de vestuário, sandálias e acessórios, que celebram as cores das bandeiras LGBTQIA+ em estampas repletas de brilho.
Mastermind Japan. Um dos modelos mais caros de havaiana no site Farfetch é o chinelo Mastermind Japan, parceria da marca homônima com as Havaianas. O calçado custa R$ 1.997, mas fica R$ 2.096 com o frete.
Uma aquisição da Alpargatas resolveria este problema, mas criaria outro maior ainda: a principal marca de sandálias da Grendene, a Ipanema, é a maior concorrente das Havaianas, e um casamento entre as duas geraria uma empresa com 80% do mercado de sandálias de borracha.
"As Legítimas" com sotaque: Havaianas inauguram primeira loja nos EUA - FFW. Não é de hoje que as Havaianas são adoradas por gringos mundo afora. A novidade é que a Alpargatas inaugura, no dia 6 de julho, sua primeira loja exclusiva nos Estados Unidos, ao estilo daquelas que já tem espalhadas pelo Brasil.
Nossa história começa lá em 3 de abril de 1907, com a chegada do escocês Robert Fraser ao Brasil. Ele vem da Argentina e se associa a um grupo inglês para criar a primeira a Alpargatas Roda, um calçado que logo se torna muito popular entre as pessoas que trabalham nas plantações de café da região. O local?
A média salarial anual da empresa Alpargatas S.A. varia de aproximadamente R$ 17.542 para o cargo de Operador De Produção a R$ 60.000 para o cargo de Gerente Comercial.
Nossa história começa em 1962, quando o primeiro par de Havaianas, a Tradi, foi desenvolvido no Brasil. A inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori.
Ainda de acordo com a empresa, “a peça em questão tem origem de envio nos Emirados Árabes Unidos, país localizado no Oriente Médio, o que implica diretamente nas taxas de logística e importação somadas ao preço final do artigo na moeda brasileira”.
Um exemplo de empresa que tem aproveitado as oportunidades que o mercado chinês oferece é a Havaianas, um ícone brasileiro que tornou-se uma sensação na China.
A idéia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os kimonos. Em 1962 foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis.
Entre tantos casos, podemos apontar que as Havaianas ocupam este privilegiado posto quando o assunto é a vestimenta dos nossos pés. Criada em 1962 pela empresa Alpargatas, esse modelo de sandália apareceu no mercado consumidor brasileiro por meio de uma propaganda de traço fortemente utilitário.
A exportação das sandálias se iniciou em 1994 para alguns países da América do Sul. A marca Havaianas passou a ser conhecida com o modelo de sandália, contendo a bandeira do Brasil na tira, lançada para a Copa do Mundo de Futebol de 1998 na França.