Sua adoção se deu pela primeira vez em 1942, durante o Estado Novo, na primeira mudança de padrão monetário no país, com o propósito de uniformizar o dinheiro em circulação.
Considerando valores aproximados, 10000 cruzados valeriam hoje em cerca de 3.600 reais, considerando atualizações como poder de compra, inflação, flutuação monetária, etc.
Inicialmente introduzidas em 1954, as cédulas passaram a incluir as assinaturas impressas, em tamanho reduzido, do "Ministro da Fazenda" e do "Diretor da Caixa de Amortização" no anverso.
Português: Anverso de uma nota de 10 000 cruzados brasileira com overstamp triangular de valor de 10 cruzados novos. A cédula com efigie de Carlos Justiano Ribeiro Chagas, médico sanitarista, cientista e bacteriologista.
Desvalorizado, o Cruzeiro foi substituído pelo Cruzado. No Plano Cruzado, do governo de José Sarney, um cruzado (Cz$ 1,00) equivalia a mil cruzeiros (Cr$ 1.000,00).
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) compra, troca ou avalia moedas antigas ou comemorativas ? Informamos que a Casa da Moeda do Brasil (CMB) fabrica, com exclusividade, o dinheiro nacional para o Banco Central do Brasil (BACEN), que é o órgão federal responsável pela emissão, distribuição e controle do meio circulante.