Entretanto, a autêntica turmalina paraíba possui traços de cobre, manganês e ouro em percentuais únicos, o que proporciona um efeito de fluorescência que não se encontra em nenhuma outra gema. Um aspecto que torna a turmalina paraíba tão especial é a sua capacidade de brilho e reflexão da luz.
A Turmalina Paraíba é rara e só é encontrada na Província Pegmatítica da Borborema, situada entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, além da Nigéria e Moçambique, na África.
Para além disso, a raridade de uma gema e o design exclusivo de uma joia podem fazer o seu preço se multiplicar rapidamente. A produção da turmalina paraíba é cada vez mais escassa, meros 20 mil quilates por ano, contra 480 milhões dos diamantes.
A turmalina paraíba é uma pedra rara, considerada uma das mais bonitas e valiosas do mundo. Em No Rancho Fundo, Zefa Leonel (Andrea Beltrão) encontra uma linda e brilhante turmalina paraíba na Gruta Azul e muda a vida de toda a sua família.
Você já deve ter ouvido falar sobre os rubis e as safiras. Afinal, essas pedras preciosas são conhecidas pelo brilho e cores intensas, em tons avermelhados e azulados, respectivamente.
A turmalina apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc.
A Turmalina Paraíba é uma pedra rara e exclusiva, que possui uma cor verde-azulada incomparável, com um brilho neon ou elétrico que a faz se destacar entre as outras gemas. Essa cor é resultado da presença de cobre em sua estrutura cristalina, que só é encontrada nas turmalinas do estado da Paraíba, no Brasil.
Além da Paraíba, mais três lugares do mundo produzem esse tipo de turmalina: no Brasil, no Rio Grande do Norte; e na África, na Nigéria e em Moçambique. As minas do Rio Grande do Norte ficam em Alto dos Quintos e Mulungu, proximas ao município de Parelhas,.
A turmalina Paraíba é uma das gemas mais raras e preciosas do mundo, conhecida por sua cor azul-turquesa vibrante e elétrica. Descoberta na década de 1980, nas minas da Paraíba, no nordeste do Brasil, essa pedra preciosa fascina colecionadores e entusiastas da joalheria pela sua exclusividade e sua beleza inigualável.
A pedra turmalina rosa também é considerada rara e a tonalidade mais valiosa dessa pedra é encontrada nas minas do Sri-Lanka. Ela pode adquirir um tom de rosa intenso, quase um rosa-choque.
A mais valorizada e rara entra as turmalinas, a Turmalina Paraíba foi encontrada em 1981, na Paraíba, por Heitor Dimas Barbosa, proprietário da jazida. A gema tinha uma beleza tão fascinante que os comerciantes não compraram por temer ser sintética.
Além de ser encontrada no Brasil, há registros de mineração de Turmalina em várias outras partes do mundo, como Nigéria, Paquistão, Moçambique, Tanzânia, Afeganistão e Madagascar.