O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. Gás extremamente tóxico e de odor irritante, foi descoberto em 1774 pelo sueco Carl Wilhelm Scheele.
O cloro, símbolo Cl, número atômico 17, é um elemento pertencente ao grupo 17 da Tabela Periódica, conhecido como sendo o grupo dos halogênios. É bastante reativo, irritante e possui apenas dois isótopos naturais: os de massa 35 e 37.
Cloro: um elemento crucial, mas que pode ser perigoso
Guerra Mundial. Este elemento tão poderoso, tão útil e tão paradoxal, é o cloro. Salmouras e vulcões – O cloro tem número atômico 17 e massa atômica de 35,45u.
TABELA PERIÓDICA: DEFINIÇÃO, NÚMEROS E PERÍODOS | QUER QUE DESENHE?
Quantos elétrons tem o Cl?
O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
Assim, é possível perceber que o cloro tem a tendência de formar um ânion de carga -1, assim adquirindo a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo de si na Tabela Periódica, o argônio (Ar, Z = 18).
Cloro é um gás irritante ao trato respiratório e na natureza ocorre principalmente como cloreto de sódio. É muito utilizado na indústria e possui alto poder desinfetante. Representação do elemento químico cloro (Cl). O cloro (Cl) pertence ao grupo 17 da Tabela Periódica, conhecido como família dos halogênios.
A massa atômica do elemento cloro é 35,453 u.m.a.; Notar que não existe átomo de cloro com massa atômica 35,453 u.m.a.; esse valor é a média ponderada das massas atômicas dos átomos isótopos mais estáveis que constituem o elemento cloro.
O valor de referência do cloro é de 105-125 mmol/L. A hipercloremia (excesso de concentração plasmática de cloro) com aumento proporcional de sódio é observada na desidratação. A hipercloremia sem aumento proporcional de sódio é observada na acidose metabólica e na alcalose respiratória compensada.
Está localizado na família VIIA da tabela periódica, sua massa atômica é 35,5 u, possui número atômico 17, e configuração eletrônica 1s², 2s², 2p6,3s²,3p5, e o símbolo é Cl.
A Capa de Lote Eletrônica (CL-e) é um documento auxiliar criado para agilizar o registro e liberação de mercadorias acobertadas por documentos fiscais eletrônicos nos Postos Fiscais do país.
Outra medida que aparece muito em latas, principalmente nas americanas, é o Cl. Essa é a abreviatura para centilitro, que funciona da mesma forma que o milímetro e centímetro. Ou seja, 33 cl são 330 ml, assim como 33 cm são 330 mm.
Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras porque não ocorre nem ganho nem perda de elétrons, apenas o compartilhamento.
Já para o íon cloro observou-se variação entre 1,80 a 1,89Å, e raio iônico médio de 1,85 ± 0,04Å, com erro relativo de 2,21%, comparado ao valor de 1,81Å reportado na literatura.
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.