A longitude é a distância, em graus, entre o meridiano de origem e o meridiano local. Por convenção, adotou-se como origem o Meridiano de Greenwich (que passa pelo observatório de Greenwich na Inglaterra). Os valores da longitude variam de 0o (Greenwich) a 180o a leste e a oeste de Greenwich.
A longitude é medida de 0° a 180°, para o leste ou para o oeste de Greenwich. Por motivo de convenção, se usa os sinais para as longitudes, negativo para o oeste e positivo para o leste.
Latitude é a distância em graus de um ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador. Ela vai de 0 a 90º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.
Cada grau de uma latitude ou longitude equivale a aproximadamente 111,11 km. Da mesma, forma pode-se calcular 60 minutos e 3600 segundos, que correspondem a 1° (um grau).
Elas formam um único ponto nos pólos nos quais os meridianos começam. No equador, um grau de longitude equivale a aproximadamente 111.321 quilômetros, enquanto a 60 graus de latitude, um grau de longitude equivale a apenas 55.802 km (esta aproximação é baseada no esferóide Clarke 1866).
Cálculo da longitude: basta visualizar a disposição dos meridianos, ou seja, das linhas imaginárias verticais que cortam a superfície terrestre em mapas. Essas linhas indicam a posição exata da longitude de um ponto, seja no Hemisfério Leste ou no Hemisfério Oeste, que varia de 0º a 180º.
Longitude, algumas vezes representada pela letra grega λ (lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich. Desenho da Terra mostrando as longitudes em graus (a longitude 0° está marcada no Meridiano de Greenwich).
A longitude normalmente é positiva a Leste (0 a +180°) e negativa a Oeste (0 a -180°). Perceba que as coordenadas de Nova Orleans são Latitude de 30° N (norte), ou 30° (como é positiva, não precisamos colocar o sinal) e Longitude de 90° W (oeste) ou – 90º.
A partir do equador, um grau de longitude ou latitude cobre cerca de 111 quilômetros, ou quase 70 milhas. Quando nos afastamos do equador, as coisas começam a ficar complicadas. Conforme você se aproxima dos polos, a distância representada por um grau de diferença em longitude chega a zero.
Latitude: é o indicador do ângulo que um determinado ponto da superfície da Terra mantém com o plano equatorial. As latitudes variam de 0º, na Linha do Equador, até 90º nos polos Norte ou Sul.
Pensando na geografia do Brasil, observe a coordenada geográfica do país: 10° S 55° O (dez graus a Sul e cinquenta e cinco graus a Oeste). - Latitudes positivas: se referem aos lugares que estão acima da linha do equador, ou seja, no Hemisfério Norte, que pode ser chamado de Boreal e Setentrional.
Parece ter sido Eratóstenes, no século III a.C., quem primeiro propôs o sistema de duas coordenadas geográficas, uma grelha de latitude e longitude, para determinar a posição de um lugar à superfície da Terra, actualmente um sistema tão bem conhecido.
Função. Tanto a latitude quanto a longitude são usadas para indicar a posição de um ponto na superfície do planeta. A diferença entre os dois conceitos é a de que a latitude se refere ao Hemisfério Norte ou Sul, enquanto a longitude refere-se ao Hemisfério Leste ou Oeste.
A ordem escolhida é a seguinte: Primeiro vêm as coordenadas x e, depois, as coordenadas y, que são colocadas entre parênteses para representar uma localização qualquer.
Como saber a latitude e longitude no Google Earth?
Selecione Visualização em 3D. Depois, em "Mostrar lat/long", escolha um formato de exibição. Clique em OK. As coordenadas vão aparecer no canto inferior direito.
Enquanto a altitude corresponde à elevação de uma área com relação ao nível do mar, a latitude diz respeito à posição de uma área na superfície terrestre em relação ao paralelo de 0°, que é a linha do Equador.
Os valores da longitude variam de 0o (Greenwich) a 180o a leste e a oeste de Greenwich. Os valores das longitudes são considerados negativos a oeste de Greenwich (hemisfério ocidental) e positivos a leste de Greenwich (hemisfério oriental).
No dia 26 de março de 1762, o grande mistério da longitude foi resolvido quando um cronômetro com orientou com sucesso o navio HMS Deptford de Portsmouth para a Jamaica.
Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Eles são utilizados para medir as longitudes, que variam de -180º a 0º a oeste e de 0º a 180º a leste. Latitude e longitude são descrições locacionais, ou coordenadas geográficas de um determinado lugar no Planeta.
A solução puramente astronómica do problema da longitude baseia-se na posição da Lua a respeito do Sol, ou de outra estrela e na posição destes astros a respeito da Terra, isto é, pela medição dos três ângulos representados na figura: a altura da estrela, a altura da Lua, a distância angular entre a estrela e a Lua.
Latitude é a distância, em graus (º), minutos (') e segundos (''), entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador. É medida sobre os paralelos. Longitude é a distância, em graus (º), minutos (') e segundos (''), entre qualquer ponto na superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich.
No computador, abra o Google Maps. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Uma janela pop-up será aberta. A latitude e a longitude vão aparecer no formato decimal na parte superior.
O método mais simples para determinar a latitude consiste na medida da distância zenital na passagem meridiana de um astro. Quando o astro está no meridiano, o ângulo horário do astro se anula (H=0) e o triângulo de posição reduz-se a a um círculo máximo.