Quantos quilos aguenta uma laje H12 por metro quadrado?
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Quantos metros pode ter uma laje? Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12. Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área.
As H12 apresentam maior resistência e capacidade de carga do que as H8, devido ao maior diâmetro das barras. Portanto, as H12 são mais indicadas para obras que demandam maior resistência e estabilidade, como construções de edifícios de grande porte, pontes e viadutos.
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
Vão de 5 metros: qual viga usar? Se o vão é de 5 m, você pode usar uma viga de concreto armado de 40×14. Sendo 40 cm de altura (ou largura) e 14 cm de espessura (ou comprimento). Ela pode ser utilizada em diversas aplicações na construção civil, como suportar lajes, paredes ou outras estruturas do edifício.
O cálculo a ser feito é: área da laje x a espessura da laje – que varia de acordo com a construção, mas que costuma ser de 15 cm. Por exemplo: um ambiente de 7 metros de comprimento por 3 de largura teria, portanto, uma laje de piso ou de cobertura de 3,15m³.
Esses “vazios” são responsáveis por reduzir o peso final da peça e, como consequência, diminuir a carga sobre a estrutura. Tem como principal característica a capacidade de vencer grandes vãos, entre 6 e 16 m², sendo fornecida em painéis com espessuras de 12 a 50 cm.
Lajes pré-fabricadas com Vigota de concreto armados são usada principalmente como laje de forro para residências, pelo seu baixo custo. Vão livre máximo 4,50m.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
A laje de Isopor® garante ao ambiente grande conforto térmico. Isso assegura que o ambiente interno não esquente muito no verão e nem fique gelado no inverno.
Laje H8: Indicada para ser utilizada como forro, é adequada para vãos menores, pois suporta apenas o telhado, a caixa d'água e pessoas realizando algum serviço. Laje H12: Indicada para dividir os andares de uma residência ou locais que exigem maior altura, como por exemplo, um sobrado.
Para os pavimentos inferiores, em regiões onde não temos alvenarias sobre as lajes, deve-se adotar como deslocamento limite para flecha total L/250 e para a flecha devida às cargas variáveis L/350.
Placas de isopor para laje h12 eps 100x33x12cm com 5 und Lajota/ laje eps de isopor h12 Resistência e leveza para as estruturas da sua obra A escolha dos materiais apropriados é fundamental para garantir maior resistência, isolamento térmico, e leveza para os elementos estruturais de uma construção.
Desta forma, na PP Painéis a laje com treliças do tamanho h16 é elaborada com especificações como a presença em sua obra de uma pressão de 600 kgf por metro quadrado e um vão com no máximo 6 metros de extensão.
As formas são produzidas com chapas de aço na espessura de 1/8” agrupadas, unindo-se umas às outras por meio de solda, formando pistas com no máximo 1,5 m de largura (para facilitar o trabalho dos operários).