Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude. Em troca, cabe a nós acolher esse chamado e sermos fiéis a Ele, seguindo os passos de Jesus e de nossa Boa Mãe.
Qual o versículo da Bíblia que fala sobre aliança de casamento?
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
5 VERSÍCULOS SOBRE ALIANÇA COM DEUS QUE FORTALECERÃO SEU RELACIONAMENTO COM O SENHOR
Qual o versículo para casal?
Provérbios 18:22: “Aquele que encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.” 1 Coríntios 13:4-7: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
Salmo 47 - Atrair sabedoria nos momentos de decisão a dois
Escolherá para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem amou (Selá). Deus subiu com júbilo, o Senhor subiu ao som de trombeta. Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.
As alianças são um selo de fidelidade. Quando o sacerdote benze as alianças, representa que Deus está se “lembrando” de seu contrato de amor para conosco. O cônjuge que é fiel ao seu companheiro está sendo fiel ao seu Criador e tornando concreto e atual o contrato amoroso de Deus com seu povo.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Na última ceia, Jesus se entrega a Deus por nós mediante o pão e o vinho. Faz do pão o seu corpo (“Isto é o meu corpo, que é entregue por vocês, façam isto em memória de mim”) e faz do vinho o seu sangue (“Tomem isto e façam passar entre vocês… Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vocês”).
o meu arco que pus nas nuvens, que será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todo tipo de ser vivo.
Essas alianças representam cada um dos pactos que, segundo as escrituras sagradas, Deus fez com os homens. Eu identifico cinco alianças. Na primeira, após o Dilúvio, Deus disse a Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e seus descendentes” (Gn 9,8).
A aliança da graça é o começo da graça redentora de Deus, à qual Adão respondeu com fé chamando sua esposa de Eva, porque ela era a mãe de todos os seres humanos (3:20).
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eu te farei como fizeste, que desprezaste o juramento, quebrando a aliança. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.
É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser. Embora existam vários símbolos na aliança de casamento, o mais importante será aquele que você mesmo der.
Aliança Espiritual revela as características do novo tipo de relacionamento que pode existir entre quaisquer indivíduos que se juntem, de livre vontade e num plano de igualdade, com o fim de cultivar o desenvolvimento espiritual.
O que a Bíblia fala sobre usar aliança de casamento?
A Bíblia tem muito a dizer sobre a importância da aliança. Ela nos lembra que a aliança é um acordo sagrado, uma promessa de fidelidade e compromisso. Em Eclesiastes 4:9-12, por exemplo, lemos sobre a importância de ter um parceiro para compartilhar a vida e enfrentar os desafios juntos.
"Senhor, fazei com que compartilhemos a vida como verdadeiro casal, esposo e esposa; que saibamos dar um ao outro o que temos de melhor em nós, no corpo e no espírito; que nos aceitemos e nos amemos como somos com as riquezas e limitações que temos.
Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular - ou seja, sem começo nem fim - representa-se a o amor contínuo entre o casal.
Não se privem um ao outro, a não ser talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para se dedicarem à oração. Depois, retomem a vida conjugal, para que Satanás não tente vocês por não terem domínio próprio.
33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. 14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.