O objeto direto exerce a função de complemento de um verbo transitivo direto ou de um verbo transitivo direto e indireto. Ele está conectado ao verbo de forma direta, isto é, sem qualquer preposição. Exercem o papel de objeto direto: substantivo ou palavra substantivada, pronomes oblíquos e pronome substantivo.
Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.
Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.
O objeto direto exerce a função de complemento de um verbo transitivo direto ou de um verbo transitivo direto e indireto. Ele está conectado ao verbo de forma direta, isto é, sem qualquer preposição. Exercem o papel de objeto direto: substantivo ou palavra substantivada, pronomes oblíquos e pronome substantivo.
O Que é Objeto Direto? O que é Objeto Indireto? (Qual é a Diferença?)
Como descobrir o complemento de um verbo?
O complemento verbal completa o sentido de verbos. Pode ou não estar acompanhado de preposição, a depender da regência do verbo que acompanha: Se não houver preposição, será chamado de objeto direto. Se houver preposição, será chamado de objeto indireto.
[ Gramática ] Palavra ou conjunto de palavras que completam o sentido de outra palavra, de um constituinte ou de uma frase (ex.: complemento do adjectivo ; complemento do nome ).
Para identificar um objeto direto, você precisa encontrar um verbo transitivo direto — justamente o verbo que não precisa de preposição para ter sentido completo, como veremos adiante. Matheus limpava as cadeiras — limpava o que? As cadeiras.
O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.
Em uma prova de concurso, quando se pede o complemento de uma oração, será preciso identificar o sujeito da oração, classificar o objeto direto ou indireto, se é um complemento nominal e se está de acordo com o sentido da oração.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
O complemento utilizado para concluir o sentido dos verbos transitivos diretos na oração devem responder às seguintes perguntas: “o quê?” ou “quem?”. Os objetos diretos podem ser representados por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos ou orações subordinadas substantivas objetivas diretas.
Em qual das orações o verbo precisa de um complemento?
O verbo precisa de um complemento na seguinte oração: - "Eu comprei um livro." Nessa frase, o verbo "comprei" precisa de um complemento, que é o objeto direto "um livro", para indicar o que foi comprado. O complemento é essencial para completar o sentido do verbo.
Como diferenciar objeto direto de complemento nominal?
O complemento nominal completa o sentido de um nome, podendo esse ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. Por sua vez, o complemento verbal completa o sentido de um verbo. O complemento verbal pode ser um objeto direto ou indireto, a depender da necessidade ou não de preposição regendo o verbo.
O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.