O óleo sintético apresenta melhor durabilidade e desempenho, mas é mais caro do que o óleo mineral. O óleo mineral atende às necessidades de carros antigos, e o sintético é mais indicado para os modernos. O óleo sintético funciona bem em situações severas de uso, enquanto o mineral não é ideal nesses cenários.
O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos, tornando-se mais aprimorado que os minerais e semissintéticos. Como resultado, o lubrificante sintético é mais robusto, apresentando maior durabilidade e mais eficiência.
Uma das vantagens muito importantes do óleo sintético é seu índice de viscosidade mais alto. Um índice de viscosidade mais alto indica que o óleo sintético é mais resistente às mudanças de temperatura.
Quando o quesito é lubrificação do motor, uma das perguntas mais clássicas que existem é: posso misturar óleos mineral, sintético e semissintético no meu veículo? A resposta é: não. A não ser em situações de emergência.
Já fazem alguns anos que não existem mais carros novos que indicam o uso do óleo mineral. A troca dela por um sintético é benéfica na proteção do motor, contanto que respeite a viscosidade recomendada originalmente e que haja uma classificação API igual ou superior.
Óleo sintético ou mineral? Tire todas as dúvidas sobre troca de óleo do motor
Porque não usar óleo mineral?
Além disso, vale lembrar que o óleo mineral não é um laxante recomendado. Seu uso é reservado para procedimentos cirúrgicos, por exemplo. O uso indiscriminado pode causar problemas gastrointestinais, deficiências nutricionais ao longo do tempo e até mesmo envenenamento grave.
A troca de óleo deve ser feita conforme as recomendações do fabricante do veículo. Geralmente, é recomendado trocar o óleo entre 5.000 e 10.000 quilômetros rodados, ou a cada 6 meses.
Misturar o óleo sintético com o mineral não é uma boa opção para o motor, mas é melhor do que ficar sem lubrificante no cárter. Se o mineral e o sintético são incompatíveis, como se explica o fato de existirem óleos semi-sintéticos, que são uma mistura dos dois tipos?
Mas diferem nas suas características de alta temperatura. A viscosidade cinemática do 5w30 varia no intervalo de 9.3–12.5 mm2/s; a viscosidade dinâmica é de 2.9 mPas. Para o 5w40, esses valores são de: 12.5–16.3 mm2/s e de 3.5 mPas, respetivamente.
O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Os produtos da Motul linha 6100 têm a tecnologia Technosynthese® e, por isso, atendem as normas mais recentes da API, ACEA, ILSAC e normas originais dos fabricantes (OEM). Dessa forma, eles proporcionam alta proteção contra o desgaste, maior limpeza e durabilidade do motor, assim como economia de combustível.
Posso usar o óleo sintético em qualquer motor? R: Sim, desde que ele não seja misturado com o óleo mineral, e que ele atenda às especificações do motor.
Em relação à durabilidade, os óleos lubrificantes sintéticos são mais resistentes à oxidação por terem uma composição mais uniforme e estável. Isso permite que você rode mais quilômetros sem se preocupar com a troca.
Óleo semissintético de alto desempenho, desenvolvido especialmente pela Toyota para uso em seus motores a gasolina, etanol e diesel aspirado ou turboalimentados. Assegura proteção contra o desgaste, reduz o consumo de combustível* e propicia maiores intervalos de troca.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
Quantos km posso rodar com óleo 5w30? A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Não há problema em mudar de um óleo mineral para um óleo sintético - na verdade, há vários benefícios em fazê-lo - desde que você respeite a compatibilidade entre óleos básicos e outros pontos que compartilharemos com você neste artigo.
Qual a diferença do óleo de motor sintético para o mineral?
O óleo mineral foi refinado do petróleo, ainda contendo impurezas. O sintético é feito a partir de bases sintéticas e aditivos e não apresenta impurezas. O óleo sintético apresenta melhor durabilidade e desempenho, mas é mais caro do que o óleo mineral.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
Dessa maneira, o óleo semissintético passa a ser uma boa opção para quem usa o óleo mineral. Seu valor apresenta bons resultados em comparação ao mineral. Além disso, o óleo semissintético tem benefícios, como uma boa durabilidade e preço intermediário.
Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021); Nissan: Kicks 1.6 (2016 a 2022), Sentra 2.0 (2010 a 2020), Versa 1.6 (2012 a 2020), March 1.0/1.6 (2012 a 2020).
Qual o óleo ideal para motor com alta quilometragem?
Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.