Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, e tem um desempenho muito melhor. Além disso, também há as combinações de letras e números que formam outra sigla. É o caso de "10W40", "15W30", "5W40" e por aí vai.
Isso significa que a SN supera a SJ em termos de tecnologias. “Atualmente, a API SL é a mais antiga especificação do mercado, enquanto a SN é a mais moderna”, diz o consultor. Também não é raro que algumas montadoras estabeleçam seus próprios requerimentos de performance, definidos por testes adicionais aos da API.
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
ÓLEO API SN OU API SP OU DEXOS, QUAL APLICAR NO SEU CARRO?
O que significa óleo SL?
Se a primeira letra for S, quer dizer que o óleo foi desenvolvido para carros flex ou movidos a gasolina, etanol e gás natural veicular. Já para motores a diesel a sigla utilizada é API C. Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Sem local ou sem editora: caso o local de publicação não possa ser identificado na publicação, utiliza-se a expressão latina sine loco abreviada e entre colchetes [s.l.].
Os níveis de qualidade identificam-se com duas letras: a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço. Os que começam pela letra "S" (Spark Ignition) destinam-se a veículos a gasolina e gás. Os que começam pela letra "C" (Compression Ignition) referem-se a veículos a diesel.
SN não é um denominação ruim, apenas quer dizer que atende determinados tipos de motores, o SP, é feito para motores mais modernos, como os híbridos, GDI e start/stop, e que por consequência exige especificidades e componentes químicos diferentes.
Óleo 100% sintético formulado para prolongar a vida útil do motor de veículos de diversos tipos e quilometragem. Promove excelente proteção e performance sob condições diversas de direção.
O óleo mineral atende às necessidades de carros antigos, e o sintético é mais indicado para os modernos. O óleo sintético funciona bem em situações severas de uso, enquanto o mineral não é ideal nesses cenários. O óleo sintético forma menos borra que o mineral.
Outro salto de qualidade, a especificação API SP representa avanço na tecnologia de aditivação dos lubrificantes e está um passo à frente da atual API SN como também da SN Plus.
O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
Multigear LS SAE 85W-140 é um óleo lubrificante formulado com básicos minerais e aditivos de extrema pressão e modificadores de atrito específicos para lubrificação de diferenciais autoblocantes (também conhecidos como “limited slip”, de tração positiva, antiderrapantes, entre outras denominações).
O SL é uma ferramenta criada para “extinguir” ou minimizar o distanciamento físico entre as pessoas. Suas ferramentas e os trabalhos publicados até o momento reforçam essa característica como sendo um dos principais recursos do ambiente.
Sine nomine" (abreviado s.n.) é uma expressão latina, que significa "sem nome". É comumente utiliza no contexto de publicação e bibliografia tais como em catálogos de bibliotecas para expressão que o editor (ou distribuidor, etc) de um determinado trabalho não é conhecido.
Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes; Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.].
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Se o manual do proprietário de veículo automotivo recomendar um óleo API SJ ou API SL, um óleo API SN fornecerá proteção total. Para os motores a diesel, a categoria mais recente geralmente, mas nem sempre, inclui as propriedades de desempenho de uma categoria anterior.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.