Entre os compostos avaliados, os óleos essenciais de capim limão, hortelã e cravo apresentaram o maior efeito repelente, inibindo quase completamente a visitação das abelhas aos alimentadores tratados.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Ventilação adequada. Deixe as janelas e portas sempre abertas para passagem de ar, porém, feche as portas internas, para evitar que os insetos voem para outros cômodos.
acetato e citronellal repeliram completamente tanto as abelhas africanizadas quanto as Xylocopa, não devendo ser utilizado em cultivos comerciais. O girassol (Hellianthus annuus) e o cosmos (Cosmos sulphureus) podem ser utilizados como alternativas para afastar a abelha A. mellifera das flores do maracujá.
Entre os vários óleos essenciais existente na Aromaterapia, os mais conhecidos pelos seus poderes repelentes esta a Citronela, o Eucalipto, a Lavanda, a Hortelã-pimenta, o óleo essencial de Cravo-da-Índia e o óleo essencial de Limão.
O TerraShield é um repelente natural, uma fórmula poderosa, porém segura, que pode ser usada por todos os membros adultos da família, tanto ao ar livre como em ambientes fechados.
O óleo essencial de Melaleuca é um repelente de insetos eficaz e um dos melhores óleos para aliviar o desconforto causado por picadas de insetos, principalmente por causa de sua capacidade de reduzir a dor, o inchaço e a coceira. O óleo essencial de Citronela é um óleo natural e eficaz contra os mosquitos.
Ter opções coloridas atraem os insetos, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
A espatódea (Sphatodea campanulata, Bignoniaceae) é uma planta de origem africana, que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental. Possui flores com formato de tulipa, de coloração amarelo-avermelhado, sendo conhecida como tulipeiro do Gabão.
- Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água.
Além do desmatamento, a aplicação indiscriminada de produtos químicos também contribui para a extinção desses insetos. No momento em que uma abelha de uma determinada colonização é infectada, ela leva o problema para dentro do enxame e afeta todas as outras abelhas.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
O que eu faço para espantar abelhas da minha casa?
Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho. Pulverize-o em torno de sua casa e em torno de sua colmeia para fazê-las sair. Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas.
Triture o alho e a cebola; • Em um recipiente repleto com 5 litros de água, adicione a cebola e o alho picados. 2° Passo: coar a mistura. Coe o material espremendo a mistura em um pano fino para que se aproveite somente a parte líquida. 3° Passo: adição do restante da água.
Caso visualize um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender.
O nome do vilão é fipronil. Ele é muito mortífero para qualquer inseto. Basta ficar perto do veneno para ele agir no cérebro, provocando excitação em neurônios e músculos. Os bichos acabam morrendo por exaustão.
- Tupuraiba: essa planta dá origem a méis amargos. - Uvaia grande (Hexachlamys edulis): a uvaia grande pode ser tóxica a algumas abelhas. - Velame: algumas euforbiáceas dão origem a méis muito amargos. - Barbatimão (Stryphnodendron adstringens): essa planta tem grande toxidade às abelhas, levando-as à morte.
Espécies frutíferas, como a jabuticabeira, pitangueira-anã e o pé-de-café, são exemplos de plantas que são muito beneficiadas pela visita dos polinizadores. Quem mora em casa com jardim, pode também estimular os polinizadores criando casinhas (existem muitos tutoriais na internet) para abrigá-los e mantê-los por perto.
Você também pode espantar as abelhas com vinagre. Você pode limpar com vinagre elementos como gaiolas e bebedouros de pássaros, já que o cheiro forte afugenta as abelhas. Outra ideia é colocar vinagre em potinhos e espalhá-los pelo jardim.
A lavanda ou alfazema é um pequeno arbusto que pode ser plantada em vasos e canteiros para decoração ou para aromatizar os ambientes. Além dessas funções e de ter uma flor roxa muito bonita, a lavanda é uma planta que afasta mosquitos e capta a atenção as abelhas, as suas melhores amigas.
Modo de uso: Em difusores elétricos, use de 5 a 10 ml, em umidificadores de ambiente pingue de 4 a 8 gotas, em difusores pessoais pingue nas esponjinhas de 2 a 4 gotas. Repita se necessário. Precauções: Não passar na pele, não ingerir, não deixar o produto exposto ao sol.