Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação.
Nadar em águas poluídas expõe seus seios da face a bactérias. O contato frequente com crianças pequenas expõe você a um maior número de resfriados ou infecções bacterianas. O tabagismo ou tabagismo passivo engrossa o tecido em seu nariz, desacelera o fluxo de muco e permite que as bactérias cresçam.
Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?
No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.
Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
Em cerca de 90% dos casos, a inflamação na mucosa que reveste internamente os seios da face acontece na esteira de um resfriado ou gripe. Quando a sinusite é aguda, com duração inferior a 12 semanas, pode haver dor de cabeça, mas com intensidade de leve a moderada.
A sinusite frontal provoca dor na região frontal e cefaleia frontal. A sinusite etmoidal causa dor atrás e entre os olhos, cefaleia frontal geralmente descrita como lancinante, celulite periorbitária e lacrimejamento. Sinusite esfenoidal causa dor referida menos bem localizada na região frontal ou occipital.
Todos esses problemas podem ocorrer, pois a sinusite acontece quando há uma inflamação das cavidades da face que têm relação com a mucosa do nariz, os chamados seios paranasais. Essa inflamação pode chegar ao cérebro e provocar meningite. Quando vai parar nos ossos pode desencadear um quadro de osteomielite.
Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes. Sinusite crônica: Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade.
Cerca de 1 a 3% das sinusites podem evoluir com algum tipo de complicação. Dentre as complicações mais temidas encontram-se aquelas "intracranianas" como o abcesso cerebral, a meningite e o empiema subdural.
Câncer de células escamosas – ocorre quando há alteração nas células epiteliais escamosas. É o tipo de câncer mais comum na cavidade nasal e seios paranasais.
Para uma sinusite aguda grave (três ou mais dias de sintomas como febre a partir de 39 °C [102,2 °F] e dor intensa) ou persistente (por 10 dias ou mais), são administrados antibióticos como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina.
Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
A sinusite aguda, que é a mais comum, surge de repente e regride em menos de um mês – geralmente, os sintomas melhoram em até dez dias. Usualmente, é causada por vírus. Quando os sintomas permanecem por mais de 12 semanas, acompanhados ou não de febre e de secreção nasal purulenta, a sinusite pode se tornar crônica.
Quando devo procurar ajuda médica? Os sintomas da sinusite costumam ter prazo de validade, e passa no período de 3 a 5 dias, sem que você precise de ajuda médica para se recuperar. Entretanto, nos casos em que os sintomas persistam por mais de 5 dias, é recomendável procurar um médico.
Em casos mais graves, observa-se os olhos vermelhos com limitação da movimentação, alteração visual, visão dupla e olho mais saltado na órbita (proptose). Nestes casos mais graves, é chamada de Celulite Orbital ou pós-septal.
No caso da meningite, a inflamação provoca dores de cabeça e vômitos intensos, além da rigidez no pescoço. O quadro da doença também se desenvolve muito mais rápido, em cerca de 24 horas. Em alguns casos, a pessoa com meningite também pode apresentar sintomas neurológicos, como perda de consciência, por exemplo.
Sim, uma gripe que não for bem cuidada pode virar uma pneumonia. As complicações mais frequentes da gripe são a otite e a sinusite, mas o quadro também pode evoluir para uma pneumonia, que é uma complicação potencialmente grave, como alerta a Sociedade Brasileira de Pediatria.
-Sentimentos de abandono, rejeição e solidão podem contribuir para o desenvolvimento da sinusite, pois essas emoções estão associadas a maior retenção de líquido. -O conflito de mau cheiro também pode estar ligado ao desenvolvimento da sinusite, que se traduz em "farejar" (identificar) problemas ou ameaças potenciais.
A prednisona é um corticoide na forma de comprimidos, que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite severa, pois ajuda a reduzir o inchaço dos seios nasais e diminuir a a inflamação. Outro corticoide que tem ação semelhante que pode ser indicado pelo médico é a prednisolona.
Sim pode existir sinusite mesmo sem secreção nasal. A sinusite é uma doença que pode ter muitos sintomas ou quase nenhum sintomas, porém os sintomas descritos são compatíveis com uma sinusite. Sugiro que faça uma avaliação e seja examinado por um Otorrinolaringologista.