Porcentagem de Ciúmes de filhos de cada Orixá: Bará (Esú) - 10% (é todo poderoso e não perde pra ninguém) Ogum - 98% (fecha o pau pra evitar o chifre) Oyá (Iansã) - 99,9999999,9% (corre se não morre) Xangô - 99% (tu que lute) Odé e Otim - 5% (estão preocupados com eles) Obá - 89% (até tem, mas tem coisas mais ...
Oxum é a orixá dos rios, a orixá do amor, do ouro, da beleza. Acho eu particularmente a orixá mais linda e maravilhosa que tem! Oxum é a orixá das cachoeiras. Ela está sincretizada com nossa senhora Aparecida.
Dentre os principais orixás cultuados pelas religiões de matriz africana está Oxum, também conhecida como Senhora do Ouro, Mãe d'água, Rainha das Cachoeiras, Orixá do Amor.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
Xangô foi o quarto rei lendário de Oió, na Nigéria, tornado orixá de caráter muito justo, violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, os raios, os trovões.
Oxum (em iorubá: Oṣun), na religião iorubá, é uma orixá que reina sobre as águas doces, considerada a senhora da beleza, da fertilidade, do dinheiro e da sensibilidade.
Essas duas características são bem recorrentes nas narrativas míticas de Obaluaê . Ele é sempre descrito como um orixá teimoso, que não segue as normas e que é mulherengo.
Neste mês de Outubro, se celebra o culto ao orixá Oxum, umas das divindades mais adoradas no iorubá. Oxum representa a grande mãe, senhora da fertilidade, é ela quem gera o fruto da vida e auxilia durante a gravidez. É a deusa da beleza e da vaidade, nos auxiliando a confiar no poder pessoal, sedução e sexualidade.
Útero fecundo. Por isso muitos lhe consideram o mais temido, destemido e perigoso Orixá. Comedido, recatado, quieto, silencioso, reticente…. Olokun vive na solidão das profundas águas do mar.
Conta um mito yorubá, como Ewá enganou a morte e ganhou o dom da vidência. O mito diz, que um dia Ewá estava lavando roupas sob uma tábua na beira de um rio, e que de repente notou que vinha em sua direção, um homem correndo desesperado.
A Pomba-gira é uma entidade feminina que têm características multifacetadas, sendo associadas a energias ligadas à sensualidade, ao amor, equilíbrio e proteção.