Euó universais. São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Camarão, lula e lagosta, por exemplo, não são kosher; para os judeus que observam estritamente as regras religiosas, da fauna aquática o cardápio só aceita espécimes com escamas e barbatanas.
Um filho-de-santo deve seguir as prescrições da dieta de seu orixá. Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu.
Euó universais. São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.
Risco de alergia: O camarão é uma das principais fontes de alergias alimentares, e as reações alérgicas podem variar de leves a graves. Para aqueles com alergia a esse fruto do mar, o consumo de camarão pode resultar em sintomas como coceira, manchas na pele, dificuldade respiratória e até mesmo anafilaxia.
Por ser rico em sódio —cada 100 g de camarão cozido tem 366 mg—, ele deve ser consumido com atenção por quem tem hipertensão arterial. É importante saber que os camarões são animais aquáticos filtradores e, assim, podem acumular microrganismos e metais pesados como chumbo, arsênio e mercúrio.
Segundo o ewo ou quizila (regras de conduta para os iniciados do candomblé que estabelecem o que eles não podem comer ou fazer), os filhos de Iemanjá não devem comer pimenta e sal, quiabo, abacaxi, mamão, uva vermelha e frutos do mar e nem usar a cor vermelha.
não podemos comer caranguejos. As pessoas que são iniciadas no Candomblé. não comem caranguejos, principalmente quem é iniciado de omolu. Em épocas antigas, quando os orixás habitavam nosso planeta, Nanã teve omolu.
Além disso, ela se agrada muito de oferendas que contenham flores lilás, rosas brancas, calda de ameixa e figo, uvas, maçãs e melão. Em hipótese nenhuma ofereça à yabá carneiros, peixe de pele, siri, carambola e roupas pretas, pois estas são as quizilas de Nanã.
Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.
Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente.
Amam com sinceridade e dedicação. Conhecem o feitiço e fazem bom uso dele. Quando fixam um objetivo não medem sacrifício para conseguir atingir sua meta. Características Negativas: chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários.
Como ainda argumenta, a quizila da abóbora (quizila de Iansã) é universal do ponto de vista da identidade do egbé (a comunidade), mas, do ponto de vista individual, fora do espaço do terreiro, a sua eficácia é relativa e nem todos os filhos de santo sofrem sequelas por consumi-la.
Assim, os filhos de Oxum não devem comer camarão ou outros ingredientes do Omolucum, com exceção do momento da oferenda, em que o filho de santo deve comer junto, para que Oxum não se ofenda.
Também em função das lendas, o dia de Oxalá é a sexta-feira. No candomblé, tanto no Brasil quanto em outros países, todos os iniciados e frequentadores costumam vestir-se de branco em homenagem a Oxalá. Os filhos de Oxalá não comem comida de sal e muitos adotaram não comer carne na sexta-feira (somente peixe).
Consumir camarão em excesso pode ser prejudicial ao organismo, sabia? Isso porque esse crustáceo faz parte do grupo de alimentos remosos – isto é, pode ser tóxico para o organismo e, então, desencadear processos inflamatórios.
3.1 Exu Bará, um poeta no corpo. Exu, ao nascer, já tem fome. Exige de sua mãe que lhe dê comida. Ele come assim todos os peixes, todos os preás, todos os pássaros e todos os animais da terra.
Foi lembrado que todos que os Orixás masculinos comem galos e os femininos galinhas, com exceção do orixá Oxalá que come galinha, da mesma forma que os 4 pés, onde os Orixás masculinos comem bichos do sexo masculino e os do sexo feminino comem bichos do sexo feminino, com exceção do Oxalá.