Sorte e Prosperidade: Em algumas culturas, o sapo é considerado um símbolo de sorte e prosperidade. Sua presença pode sugerir que boas oportunidades e fortuna estão a caminho. Conexão com a Terra: Sapos são criaturas terrestres e simbolizam a conexão com a terra.
Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.
O Sapo é a purificação. Pelo fato de possuir grande afinidade com a energia da Água, ele tem a virtude de dar fluidez às nossas emoções e a capacidade de purificar os rios da nossa alma. Ele se move com desenvoltura pela Terra, mas sem perder a sua profunda ligação com o mundo aquático.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
Apesar de não serem muito atrativos, muitas culturas enxergam nos sapos e pererecas um significado espiritual extremamente positivo: são símbolo de prosperidade, fertilidade, transformação e purificação.
Na verdade, o veneno do sapo fica localizado em glândulas na superfície da sua pele e é liberado somente quando ele sofre alguma agressão – como quando algum animal o ataca. “O sapo tem o que chamamos de defesa passiva: ele não ataca e não reage quando é atacado.
O SAPO - O sapo simboliza a fertilidade, a abundância, a riqueza, a prosperidade, a boa sorte, o êxito, a força, a coragem, a morte, a bruxaria e a magia. É considerado em todas as mitologias como um elemento masculino.
Xangô, o Orixá do trovão, raios, e senhor da justiça, tem como um dos seus símbolos o leão. Este animal simboliza a força, a coragem e a invencibilidade de Xangô.
Dentre os muitos animais de estimação, o cachorro é sem dúvida o mais popular. Agora a qual Orixá, o cachorro está relacionado? O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum , o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos.
Esses ambientes atraem os sapos e se há algum sapo em sua casa, provavelmente existe algum foco de água parada. Os sapos se alimentam principalmente de insetos, como grilos, gafanhotos, mosquitos, moscas, larvas, formigas, cupins e pequenos roedores, garantindo o equilíbrio das espécies e do ecossistema.
Pode ser uma novidade para muitas pessoas, mas eles são predadores vorazes de insetos, aranhas e escorpiões. Quem possui um quintal em sua casa com postes de luz acesos à noite já deve ter presenciado alguns sapos se alimentando dos insetos que por ali passavam.
O grupo dos anuros é o grandes responsável pelo controle de pragas, insetos e até mesmo animais como os escorpiões. Um único sapo, por exemplo, pode se alimentar aos quilos de grande quantidade de insetos que se tornam abundantes em períodos de chuvas.
Conhecidos pela agilidade e a capacidade de grandes saltos, os sapos se tornaram conhecidos como os anfíbios escorregadios capazes de se camuflar em diferentes ambientes.
Os inimigos naturais dos girinos vêm pelo ar (aves), terra (mamíferos) e água (répteis, peixes e invertebrados), conforme os exemplos apresentados a seguir.
Sapos transmitem doenças para humanos? Anfíbios não são uma fonte importante de doenças para humanos. Contudo, os anfíbios, assim como vários outros animais, podem conter bactérias, como Salmonella e Aeromonas.
Acúmulo de entulho, telhas e tijolos, locais escurecidos e iluminação fria, azul e de LED são fatores convidativos para sapos. “Esses animais e diferentes tipos de anfíbios precisam de água no seu ciclo de vida”, destaca Bianca.
De maneira geral, na espiritualidade, o sapo pode representar a capacidade de adaptação, a renovação, a transformação e a conexão com o mundo espiritual. Ele pode ser visto como um símbolo de transição e de crescimento espiritual.
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.