Iemanjá, por exemplo, é representada pelo azul, mas também pelo verde do mar soteropolitano, além do branco, que são as espumas salgadas. Basta pensar que as cores que costumamos vestir em homenagem aos nossos orixás são referências a elementos naturais de cada divindade.
Desde então Iemanjá é a senhora de todas as cabeças.” A cor de Iemanjá é o azul e sua saudação é “Odoyá Iemanjá”. Para saber mais sobre Iemanjá, clique aqui.
Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo contra influências ruins durante o trabalho. A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o trabalhador na obra. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um para raio de energias pesadas.
Para Oxóssi, é utilizado o azul-turquesa. Omolu tem cores que variam entre brancas raiadas de preto e marrom. Oxumaré, o orixá do arco-íris, aceita as verdes raiadas de amarelo. Oxum, a deusa da beleza e do ouro, adorna seus filhos com contas douradas ou de âmbar (alguns aceitam o amarelo).
Sem cheiros e sem fumaça escura, produto de alta qualidade fielmente testada. Iemanjá é a mãe da água salgada, de todo o mar. Por isso se usa uma vela que simbolize o azul limpo do mar. Iemanjá também rege o equilíbrio das emoções, a calma, a paciência.
QUAL A COR DO FIO DE CONTA DE CADA ORIXÁ E ENTIDADES - Pai Renan bem sincero
O que significa a vela azul escuro?
Velas 7 Dias Azul Escuro tem sua cor voltada para espantar o mau olhado, colocar as coisas em ordem na sua vida, afastar as coisas ruins lançadas sobre nós e, principalmente, abrir caminhos para seus negócios e trabalho.
Não tão populares, mas usadas também por médiuns e Exus são as combinações preto e rosa para os Exus Mirins, preto e azul para os Exus da linha das águas, e até, preto e marrom, para a linha negativa de Xangô, mesmo sendo pouco usual.
Muitos acham que Iemanjá é apenas o azul do mar (e do peixe), mas não é apenas isto. O candomblé é natureza e, por conta disso, leva as cores dos elementos sagrados de cada um. Iemanjá, por exemplo, é representada pelo azul, mas também pelo verde do mar soteropolitano, além do branco, que são as espumas salgadas.
Otin – Guerreiro e muito agressivo, vive intocado na mata caçando, ligado a Ògún. Usa azul claro, leva capangas, e roupas de couro de leopardo. Coifé – Não se faz no Brasil e na África, pois, muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas.
Ogum xoroquê, um Ogum muito quente, que tem fundamento com exú, vai vestir azul celeste e um azul muito escuro, quase preto, e pode trazer alguns detalhes em vermelho, mas sempre como base o azul e o verde escuro.
As cores de Iansã são o branco, o vermelho ou o rosa. Seus símbolos são a espada, o erexin, os chifres de búfalo e a borboleta. Seus elementos são os ventos, o raio e as tempestades.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
De acordo com um dos itãs (lendas), Xangô era um poderoso rei e guerreiro que governava o reino de Oyó. Vestia-se de vermelho, a cor do fogo, que simboliza a realeza, e lutava com um machado de duas lâminas, chamado Oxê.
Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
O ano de 2024 será regido pelo número oito, de acordo com a seguinte soma anual: 2+0+2+4 = 8. De acordo com a Terapia das Cores, tal número é representado pelo Rosa, que pode ser uma ótima ideia para quem quer atrair boa sorte para o próximo ano.
Iemanjá: A cor da vela associada a Iemanjá é o branco ou azul, simbolizando a pureza, a paz, a harmonia e a maternidade. Iemanjá é a orixá dos mares e das águas, considerada a mãe protetora.
Os devotos costumam lhe oferecer sua comida favorita, o àkàrà (acarajé), ekuru e abará. No candomblé a cor utilizada para representá-la é o marrom, ainda que seja mais identificada com a cor rosa.
Ogum Iara, também escrito Ogum Yara, é uma falange do Orixá Ogum, bem conhecida, trabalha como intermediador com a linha das crianças, sua cor vibratória é o azul escuro. Alguns dizem ser da linha de Oxum, mas sua ligação é primordialmente com Ibeji.
A cor que melhor representa Oxóssi é o verde, sua data comemorativa é o dia 20 de janeiro, costuma-se fazer grandes festas com muitos banquetes com oferendas a divindade como suas comidas ritualistas: axoxô, carne de caça e frutas.