Muitos acham que Iemanjá é apenas o azul do mar (e do peixe), mas não é apenas isto. O candomblé é natureza e, por conta disso, leva as cores dos elementos sagrados de cada um. Iemanjá, por exemplo, é representada pelo azul, mas também pelo verde do mar soteropolitano, além do branco, que são as espumas salgadas.
Iemanjá: A cor da vela associada a Iemanjá é o branco ou azul, simbolizando a pureza, a paz, a harmonia e a maternidade. Iemanjá é a orixá dos mares e das águas, considerada a mãe protetora.
Cores de Oxóssi: são o verde, por conta de sua associação com as matas, e o azul-claro, que, segundo o pai Rodney, é uma mistura do azul de Ogum com o verde e o branco de Ossain. Símbolos de Oxóssi: o principal símbolo de Oxóssi é seu ofá, um arco e flecha utilizado por caçadores.
QUAL A COR DO FIO DE CONTA DE CADA ORIXÁ E ENTIDADES - Pai Renan bem sincero
Qual Ogum se veste de azul?
Ogum xoroquê, um Ogum muito quente, que tem fundamento com exú, vai vestir azul celeste e um azul muito escuro, quase preto, e pode trazer alguns detalhes em vermelho, mas sempre como base o azul e o verde escuro.
A cor que melhor representa Oxóssi é o verde, sua data comemorativa é o dia 20 de janeiro, costuma-se fazer grandes festas com muitos banquetes com oferendas a divindade como suas comidas ritualistas: axoxô, carne de caça e frutas.
O ano de 2024 será regido pelo número oito, de acordo com a seguinte soma anual: 2+0+2+4 = 8. De acordo com a Terapia das Cores, tal número é representado pelo Rosa, que pode ser uma ótima ideia para quem quer atrair boa sorte para o próximo ano.
De acordo com um dos itãs (lendas), Xangô era um poderoso rei e guerreiro que governava o reino de Oyó. Vestia-se de vermelho, a cor do fogo, que simboliza a realeza, e lutava com um machado de duas lâminas, chamado Oxê.
A roupa azul de Maria simboliza o céu, que com seu 'SIM', Maria vai abrir para nós. O azul simboliza também a verdade que Maria vai gerar para o mundo: seu Filho Jesus Cristo.
Na santería, é sincretizado com o Santo Niño de Atocha ou com Santo Antônio de Pádua. É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Ogum, Oxum e Oxóssi. Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.
As cores de Ogum podem ser o azul ou o vermelho. Alguns dos símbolos de Ogum são a espada e o cachorro. O elemento mais marcante de Ogum são os metais de uma forma geral. Ogum tem domínio sobre a guerra, a tecnologia, as leis, a siderurgia e a metalurgia.
A Cor de 2024 é o Rosa por conta do número regente deste ano, que é o 8. Ou seja, a cor de 2024 é definida conforme a Terapia das Cores e a Numerologia. Em 2024, vamos todos estar sob a energia do Ano Universal 8, sendo a soma dos algarismos do novo ano, ou seja, 2+0+2+4 = 8.
No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu. A espiritualista Kelida Marques comenta que este ano será de luz para aqueles que cultivaram o bem durante todo 2023.
O ano de 2024 será regido pelo número oito, de acordo com a seguinte soma anual: 2+0+2+4 = 8. De acordo com a Terapia das Cores, tal número é representado pelo Rosa, que pode ser uma ótima ideia para quem quer atrair boa sorte para o próximo ano.
Otin – Guerreiro e muito agressivo, vive intocado na mata caçando, ligado a Ògún. Usa azul claro, leva capangas, e roupas de couro de leopardo. Coifé – Não se faz no Brasil e na África, pois, muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas.
Oxóssi faz parte do trono do conhecimento na Umbanda e ele atua em nossa inteligência, conhecimento, sabedoria e curiosidade em nosso mental em aprender como um todo. Ele estimula a vontade em nós que é necessária para conquistarmos a prosperidade.