Problemas no funcionamento da glândula afetam órgãos importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins e ainda podem provocar alterações nos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória e até no humor. Por isso, o mau funcionamento da tireoide pode causar impactos importantes sobre a saúde como um todo.
Os hormônios que a tireoide produz são capazes de influenciar todas as células do organismo. Esses hormônios são fundamentais para o bom funcionamento de órgãos importantes, como coração, cérebro, fígado, rins e pele.
A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.
Hipotireoidismo: perda da capacidade de concentração, lentidão motora e de raciocínio, depressão, intolerância ao frio, pele seca, ganho de peso, aumento de colesterol e alterações cardiológicas, que aumentam o risco de infarto.
Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.
O que a pessoa sente quando está com a tireoide inflamada?
Sintomas da tireoidite subaguda
A tireoidite subaguda frequentemente aparece depois de uma virose e começa com o que muitas pessoas chamam de irritação da garganta, mas que na realidade se trata de dor no pescoço localizada na altura da tireoide. A tireoide fica cada vez mais sensível.
A tireoide influencia grande parte dos processos metabólicos do corpo. Os problemas de tireoide mais recorrentes são o hipotireoidismo, que consiste na produção insuficiente dos hormônios e o hipertireoidismo, que é quando há excesso na produção hormonal.
Quando a tireoide não é tratada, podem ocorrer várias complicações e problemas de saúde, como hipertiroidismo e hipotiroidismo, que podem acarretar em sintomas como perda ou ganho de peso excessivo, doenças cardíacas, infertilidade, problemas de memória, alterações no colesterol, fraqueza muscular, osteoporose, entre ...
Além disso, é comprovado que os pacientes mais estressados possuem maior dificuldade em converter o hormônio T4 em T3, além de apresentar outras condições que afetam a saúde e oferecem riscos indiretos a função da tireoide.
De qualquer forma, as dores oriundas da glândula tireoide costumam ser localizadas na região da glândula, na base do pescoço, e são muito menos frequentes do que outras doenças que causam dor no pescoço (como doenças de coluna ou aumento inflamatório de linfonodos cervicais).
O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.
A memória, em geral, acaba sendo prejudicada logo no início da doença, e podem ocorrer falhas para registrar eventos e esquecimento em tarefas do cotidiano. Em quadros crônicos de hipotireoidismo, a memória de longo prazo também pode ser afetada. O retardo psicomotor e o cansaço constante são marcantes.
O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.
O hipotireoidismo pode, muitas vezes, estar asso- ciado com doença renal9. Estas alterações renais ocorrem porque a deficiência dos hormônios tireoideanos reduz a taxa de filtração glomerular (TFG) em aproximadamente 30%4, principalmente pela redução do fluxo sanguíneo renal3.
Por outro lado, se a tireoide não está produzindo uma quantidade suficiente de hormônio, como ocorre no hipotireoidismo, há então um comprometimento da função intestinal que causa a redução da motilidade intestinal, resultando em constipação, prisão de ventre, sensação de “peso” após as refeições e uma permanência ...
Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.
A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.
Existem causas variadas para os distúrbios da tireoide. Algumas estão ligadas a fatores genéticos do paciente, enquanto outros distúrbios da tireoide podem surgir como consequência de respostas do sistema imunológico do paciente, que começa a atacar a tireoide e causa sintomas no indivíduo.
O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço. Frequentemente, ele surge em uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos – dois em cada três casos ocorrem com pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos de idade.
Para manter a tireoide regulada é importante manter uma dieta equilibrada com alimentos fonte de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre, que são nutrientes necessários para o bom funcionamento desta glândula e que podem ser encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, cereais integrais, ovos e frutos secos.
Além disso, é importante evitar alimentos que inflamam a tireoide, tais como alimentos industrializados, soja, açúcar refinado, farinha de trigo e óleos vegetais comuns.
Distúrbio na tireoide causa tontura? Em alguns casos sim, principalmente quando ocorre uma produção insuficiente de hormônios que regulam o organismo (hipotireoidismo). Além da tontura, essa deficiência também pode provocar outros sintomas como intestino preso e diminuição do apetite.