O uso excessivo pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. de privacidade: O TikTok coleta uma grande quantidade de dados pessoais dos usuários, incluindo informações de localização e histórico de navegação. Isso pode levar a questões de privacidade e segurança online.
Qual o impacto do TikTok no comportamento dos jovens? Violência, ansiedade, depressão, baixa autoestima e bullying são alguns dos temas que mais aparecem quando a gente relaciona redes sociais x saúde mental.
A ascensão meteórica do TikTok trouxe mudanças significativas na maneira como a juventude consome e produz conteúdo nas redes sociais. Para a geração mais jovem, essa plataforma não é apenas um aplicativo; é um palco de autoexpressão, onde risos, danças e momentos se desdobram em vídeos curtos.
"O TikTok tem como maior vantagem ser muito mais fácil ganhar seguidor e fazer seus vídeos serem virais, mas a desvantagem é ser difícil de criar credibilidade, pois os vídeos podem estar soltos e a pessoa não precisa te seguir para assistir.
Os críticos frequentemente acusam o TikTok de coletar grandes quantidades de dados. Um relatório de segurança cibernética publicado em julho de 2022 por pesquisadores da Internet 2.0, uma empresa cibernética australiana, é geralmente citado como evidência.
Como as Redes Sociais AFETAM nossa SAÚDE MENTAL (neurocientistas alertam)
Porque não ter TikTok?
Países têm proibido o uso do TikTok em celulares dos seus governos por conta de preocupações relacionadas a segurança e privacidade. Para esses países, aplicativos da China (como é o caso do TikTok), Rússia e Coreia do Norte apresentam “risco elevado de espionagem”.
Por que o TikTok vicia tanto? Como a produção de conteúdos do TikTok geralmente se baseia em tendências e na reprodução de efeitos, sons, filtros e reações, cria-se um loop onde os vídeos mais viciantes são os mais exibidos e consequentemente mais replicados por outros internautas.
O que as pessoas fazem após assistirem um TikTok? Seguir uma nova marca e tornar-se fã de um determinado artista musical também foram ações influenciadas pelo app chinês, cada uma delas mencionada por 28% dos usuários, enquanto 27% disseram terem sido motivados a fazer compras.
Uma das características mais fortes do TikTok é o alto engajamento dos seus usuários, muito graças ao formato do feed do aplicativo. Na prática, isso significa que viralizar por lá é mais fácil que em qualquer outra rede.
O TikTok é uma rede social dedicada à publicação de vídeos lançada em 2016 por Zhang Yiming, fundador da ByteDance, na China. A plataforma é mais conhecida pelos vídeos curtos de humor, música e dança, embora abrigue publicações de todos os tipos.
Em um estudo recente, a associação de psiquiatras infantis dos Estados Unidos alertou para os riscos do uso excessivo do TikTok em crianças, incluindo a possibilidade de ansiedade, depressão, perda de sono e até mesmo risco de comportamento suicida.
Porque os jovens gostam tanto do TikTok? “Com a era dos influencers e criadores de conteúdo, o TikTok é visto como uma ferramenta que possibilita explorar mais ainda a criatividade com challenges, danças, dublagens, montagens e afins. E isso, naturalmente, gera mais engajamento, porque a ideia principal é viralizar.
Qual a influência do TikTok sobre o comportamento das crianças e dos adolescentes?
Violência, ansiedade, depressão, baixa autoestima e bullying são alguns dos temas que mais aparecem quando a gente relaciona redes sociais x saúde mental. Pesquisas recentes apontam os estragos - sim, são estragos - que Instagram e TikTok têm feito na vida de muitos adolescentes.
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
Estudo mostra que TikTok é a plataforma que as pessoas buscam para “levantar o ânimo” e um espaço de descoberta para novos produtos e marcas. O TikTok é uma plataforma em que a expressão criativa e a autenticidade são os principais atrativos para uma comunidade que busca criar cultura e descobrir entretenimento.
Envolvida em disputa dos EUA, a Bytedance, dona do TikTok, foi fundada em 2012 pelo empreendedor chinês Zhang Yiming. Importante rede social para criadores de conteúdo, o TikTok está no meio de uma disputa nos Estados Unidos, depois que a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que pode banir o aplicativo do país.
Pesquisas recentes mostram que esse banho de dopamina afeta o funcionamento do cérebro, sendo especialmente prejudicial para crianças e adolescentes. Viciados no prazer instantâneo dos vídeos curtos, eles não conseguem manter o foco e se aborrecem com rapidez.
A principal alegação do governo americano é a preocupação com a segurança nacional, já que as autoridades acreditam que o TikTok pode ter acesso aos dados sensíveis dos usuários americanos e que essas informações podem ser compartilhadas com o governo chinês.
Por que o presidente dos Estados Unidos queria proibir o uso do TikTok?
Segundo a plataforma, a medida poderá "silenciar" milhões de norte-americanos e "devastar" empresas —em novembro, um juiz m Montana bloqueou uma proibição estadual do TikTok, citando motivos de liberdade de expressão. O TikTok alega que investiu bilhões de dólares para manter os dados dos EUA seguros.
O que tem motivado as proibições? O TikTok, plataforma de propriedade da empresa chinesa Bytedance, é acusado de entregar dados dos usuários ao governo chinês. Órgãos governamentais estão preocupados com um possível vazamento de informações, com a segurança e a privacidade dos dados dos usuários do TikTok.
O TikTok é uma rede social jovem, para usuários com 13 anos ou mais. 66% dos usuários gerais do TikTok têm menos de 30 anos. Entre os usuários ativos mensais, 60% têm entre 16 e 24 anos. Logo, são crianças e jovens produzindo e consumindo a maior parte dos conteúdos publicados na plataforma.
Qual é o brasileiro mais famoso no TikTok? A atriz e cantora Larissa Manoela chegou a ficar no topo da lista dos tiktokers brasileiros por um tempo. Seu conteúdo segue bastante dos desafios e das trends da plataforma.