No resto do mundo, a data oficial dos apaixonados é 14 de fevereiro, quando é celebrado o "Valentine's Day". O "Dia dos Namorados", como conhecemos no Brasil, surgiu em 1948 e foi idealizado pelo publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr, por motivos comerciais.
Apesar da história do Valentine's Day ser associada a São Valentim, um santo católico, ela nos leva a tempos muito mais antigos e com tradições rigorosamente diferentes. Na verdade, tudo começou no século IV a.C., ainda no Império Romano.
A criação desta data é atribuída ao publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, João Dória Jr. Na década de 1940, ele trabalhava na Standart Propaganda, contratada pela loja de departamentos Exposição e precisava alavancar as vendas neste período do ano, considerado "fraco" pelo varejo até então.
Origem. O dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercália, que se realizava todo dia 14 de fevereiro.
Mas, segundo a história, na prisão Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. E no dia do cumprimento da sentença de morte, enviou uma carta de amor para ela assinando "do seu Valentim." Daí teria se originado a prática até hoje cultuada de enviar cartões para pessoa amada no dia 14 de fevereiro.
A repercussão positiva da ação fez com que outros comerciantes aderissem à data e, em seguida, toda a população. Desde então, 12 de junho passou a ser, oficialmente, o "Dia dos Namorados" no Brasil.
Por que o Dia dos Namorados é diferente no Brasil?
Mas por que essa diferença? O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil desde 1948. A data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso — é, na verdade, exclusivamente comercial.
Os jovens da década de 50/60 por exemplo, se encontravam em clubes da cidade onde aconteciam os bailes. As garotas só poderiam frequentar esses lugares acompanhadas de um irmão mais velho. Os rapazes podiam no máximo de intimidade em público, convidar a dama para dançar.
Preso, o padre se apaixonou pela filha de um dos seus carcereiros. Condenado à morte, em seu último dia de vida, escreveu a ela uma carta assinada por “o seu Valentim”. Valentim foi morto em 270 d.C, mas foi apenas em 496 d.C, já no século V, que o papa Gelásio o declarou um homem santo, criando o Valentine's Day.
No ano de 1949, João Dória, empresário do ramo de publicidade, elaborou um programa comercial que estaria relacionado com a comemoração do dia dos namorados no Brasil. O dia escolhido por Dória, no entanto, foi o 12 de junho, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro.
O símbolo do Valentine's Day é o cupido, representado por um pequeno garoto alado, que carrega um arco e flechas de coração, responsável por espalhar o amor e juntar casais.
E o 12 junho foi escolhido justamente por ser antes do Dia de Santo Antônio (celebrado em 13 de junho). Ele é tradicionalmente conhecido como o “santo casamenteiro” no catolicismo.
Como todos sabem, o Dia dos Namorados no Brasil não é comemorado em 14 de fevereiro, mas sim no dia 12 de junho. Isso se deve a uma questão unicamente comercial e remonta à década de 1940. A instituição do Dia dos Namorados em 12 de junho é atribuída a uma ação publicitária de João Dória.
Neste dia 14 de fevereiro é celebrado o Valentine's Day - Dia de São Valentim - em diferentes países do mundo. Entre eles, estão Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, África do Sul, Filipinas, Canadá, México, Austrália e diversos países europeus, como Reino Unido, Portugal, Espanha, França e Dinamarca.
O dono da casa onde Valentim estava preso desafiou-o a mostrar o poder de Deus e este para o demonstrar curou uma jovem cega, levando toda a casa a converter-se à fé cristã. Assim que a notícia do milagre, e da conversão, chegou ao imperador, Valentim foi executado.
Quem foi o criador do Dia dos Namorados no Brasil?
No Brasil, o Dia dos Namorados surgiu no ano de 1948 e foi criado pelo publicitário João Doria — o pai do político — contratado por uma loja para melhorar as vendas de junho, que costumavam ser muito baixas. Assim, Doria criou o Dia dos Namorados, com o slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor!".
No Japão, a data é comemorada em dois dias diferentes, sendo o Dia dos Namorados (Valentine's Day) em 14 de fevereiro, e o Dia das Namoradas (White Day), comemorado em 14 de março. Ambas as datas são marcadas pela troca de chocolates.
O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.
O dia 14 de fevereiro é comemorado o Valentine's Day, ou dia de São Valentim, também comemorado em diversos outros países como o Dia dos Namorados, ou apaixonados. London Eye: o que acham de aproveitar o clima de romance em um dos atrativos da cidade?
No país, a comemoração ocorre em 12 de junho, que neste ano cai em uma quarta-feira. Mesmo sendo importante para o comércio como várias datas sazonais ao longo do ano, o Dia dos Namorados não é considerado feriado nacional nem ponto facultativo.
Quando é o Dia Nacional da Namorada? O Dia Nacional da Namorada celebra-se a 1 de agosto. Existe também o Dia Internacional da Namorada, que tem lugar no mesmo dia.
Criado no Brasil em 1949 pelo publicitário João Doria (1919-2000), o Dia dos Namorados é meramente comercial e sua única ligação com a religiosidade popular está no fato de ser véspera do dia de Santo Antônio, o popularíssimo santo casamenteiro — em outras palavras, permite a analogia de que o namoro seria a véspera do ...