Freixa e Chaves (2008) também concordam que a fruta, coco, é de origem asiática, porém afirmam que foram os africanos que o trouxeram para o Brasil e Radel (2012) ressalta que o fruto foi trazido das praias de Cabo Verde para a Bahia pelos portugueses e o coqueiro foi levado pelos portugueses para Cabo Verde na volta ...
O coqueiro (Cocos nucifera) é uma palmeira responsável por originar um fruto denominado coco. Trata-se de uma espécie que apresenta como centro de origem o Sudeste Asiático.
O coqueiro (Cocos nucifera) é uma planta que pertence à família das palmeiras (Arecaceae). É originário do Sudeste da Ásia e foi introduzido no Brasil no século XVI.
O coqueiro gigante foi introduzido pela primeira vez no Brasil em 1553, no Estado da Bahia, sendo procedente das ilhas de Cabo Verde. A origem remota desse material seria a Índia ou Sri Lanka de onde cocos teriam sido introduzidos em Moçambique.
Conheça a origem do coco da Bahia e descubra se ele realmente gosta de sal
Qual o país mais produtor de coco do mundo?
Conforme os últimos dados fornecidos pela Faostat (2021), a área mundial colhida com coco é de 11,8 milhões de hectares, produzindo 62,9 milhões de toneladas. Apenas três produtores, Indonésia, Filipinas e Índia ocupam 73,0% dessa área e participam com 74,1% da produção (Tabela 1).
O coqueiro-gigante che- gou ao Brasil em 1553 trazido pelos portugueses. Depois, em 1939, chegou ao Brasil uma variedade proveniente de Kuala Lumpur, na Malásia.
Os coqueiros são originários do Sudeste Asiático e se desenvolvem mais facilmente em climas tropicais. Podem chegar até 20 metros de altura, porém, ainda assim, podemos encontrar árvores mais altas que eles no país.
A polpa do coco contém cerca de 9 gramas de fibras em 100 gramas —nosso organismo necessita de 25 gramas de fibras por dia —, e também é fonte de gorduras, vitaminas B1, B2, B6 e C, e dos minerais potássio, cálcio, sódio, ferro e fósforo.
O coco foi descoberto pelos portugueses na viagem de Vasco da Gama ao território de Malabar (1497-1498), na Índia. A maioria das descobertas por ali ficou com o nome dado pelos nativos, como a jaca (do malaio chakka) e a manga (do tâmil mangai).
Seja em pratos doces ou salgados, seja para matar a sede, o coco é uma das frutas mais versáteis e mais populares do Brasil, principalmente porque dele praticamente tudo pode ser aproveitado: a água, a polpa e até mesmo a casca, que pode ser utilizada para a produção de artesanato ou acessórios de moda ou ainda pode ...
A Mumbaca (Astrocaryum gynacanthum) ou coqueiro- mumbaca, como também é conhecida, é uma palmeira da Amazônia muito comum em florestas de terra firme. Uma das suas principais características é o excesso de espinhos.
A palavra “coco” significa “fruto do coqueiro”, miolo desse fruto ou certa dança popular nordestina. O termo “cocô” é sinônimo de “fezes” ou pode se referir a algo de baixa qualidade. O vocábulo “côco” não existe na língua portuguesa. “Coco” não leva acento porque é uma paroxítona terminada com a letra “o”.
É a única espécie classificada no gênero Cocos. É uma planta que pode crescer até 30 m de altura. A versão mais aceita é de que o coqueiro é uma planta que teria surgido no Sudeste da Ásia e foi introduzida no Brasil pelos portugueses, por volta do ano de 1553.
Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.
Freixa e Chaves (2008) também concordam que a fruta, coco, é de origem asiática, porém afirmam que foram os africanos que o trouxeram para o Brasil e Radel (2012) ressalta que o fruto foi trazido das praias de Cabo Verde para a Bahia pelos portugueses e o coqueiro foi levado pelos portugueses para Cabo Verde na volta ...
Foi aí que deu seguimento à sua “ideia maluca” de começar um Poozeum, conta. Aí, os visitantes podem encontrar peças como o maior cocó fossilizado de um animal carnívoro, que mede 67,5 centímetros por 15,7 centímetros. Terá vindo de um Tyrannosaurus Rex.
No Brasil, a cocoicultura é de fundamental importância, estimando-se que gera emprego e renda no processo de produção, além dos inúmeros empregos indiretos gerados ao longo da cadeia produtiva.
Importância da Cultura do Coco na ÁfricaO coqueiro, a árvore que produz o coco, é nativo do sudeste da Ásia, mas foi introduzido em muitas partes do mundo, incluindo a África.
O polo Petrolina-Juazeiro responde pela maior parte da produção registrada. O projeto público de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina (PE), tem destaque, com 108,2 mil toneladas de coco colhidas em uma área de 2.295 hectares — o que gerou R$ R$ 51,5 milhões em VBP.
O coco é um fruto do tipo drupa produzido pelos coqueiros, uma espécie de monocotiledônea. O coco é o fruto produzido pelo coqueiro, uma palmeira que apresenta grande importância econômica em todo o mundo. O coqueiro é uma planta alta que possui caule ereto e sistema radicular fasciculado.