Uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP) em 2015 revelou que 40% dos franceses não tomam banho todos os dias. Embora isso não signifique que eles nunca tomem banho, é uma frequência menor do que em muitos outros países.
Segundo essa análise, os franceses tomam em média um duche por dia, o que contraria o mapa de higiene na Europa, em que França aparecia como um país em que menos de 65% da população tomava banho diariamente. Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
FRANCÊS NÃO TOMA BANHO? | SAU SAMPAIO - RECEITAS E EX-MASTERCHEF | Cortes Isto Não É - PodCast
Qual o povo mais limpo e cheiroso do mundo?
Estudo sobre hábitos higiênicos conclui: somos os mais cheirosos. Veja neste gráfico. Entre os países pesquisados, Japão, Inglaterra e China estão na rabeira. O Brasil ganha de lavada.
Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.
Atualmente, pesquisas indicam que 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Os dados são do Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, que foi divulgado em 2022. Outro estudo, publicado em 2021, mostrou que o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países.
Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia. As informações são do Daily Mail.
Por incrível que pareça, nós devemos tomar apenas 1 banho por dia. Muitos banhos podem trazer alguns malefícios pra você. e EU vou tá citando aqui alguns.
Embora seja difícil determinar objetivamente o país que menos toma banho no mundo, a França é frequentemente citada por sua abordagem mais relaxada em relação à higiene pessoal diária.
Não é difícil entrar em alguma perfumaria e ver um setor todo dedicado ao cuidado masculino. Essa história de que italiano não toma banho é utópica: os italianos tomam, em média, três banhos por dia, inclusive no inverno!
Meghalaya, Índia. Tomar banho pelo menos uma vez por dia, ou até mesmo duas vezes, é uma tarefa cotidiana na vida de muitas pessoas, de acordo com um artigo da Harvard University Health Publications (HHP) .
Uma pesquisa realizada recentemente, sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.
Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.
Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Kentucky – EUA. Essa é para aqueles que não gostam de tomar banho. No estado americano há uma lei que obriga todo cidadão a tomar pelo menos um banho por ano.
Porque os franceses não tomam banho todos os dias?
Como explicamos mais abaixo, o que está na base da questão da higiene corporal hoje, na França, é o medo da água quente ou o medo do banho. A medicina antiga acreditava que a sífilis e a perda do apetite sexual pudesse ser transmitida pelo banho.
Aqui no Brasil, temos o costume de tomar banho diariamente, tem pessoas que chegam a se banhar até três vezes por dia no verão e isso para os turcos é um exagero. 10 – Vou comer!
Dois fatores muito fortes que colocam Caxias do Sul como a “cidade mais limpa do Brasil”, de acordo com as análises do ISLU, são: uma alta taxa de reciclagem e uma taxa específica para os serviços de limpeza urbana.
O Paquistão, país mais poluído do mundo, tem catorze vezes mais PM2,5 na atmosfera do que o padrão internacional, segundo o relatório. Índia, Tajiquistão e Burkina Faso são os próximos na lista dos países mais poluídos, sendo que a área urbana com pior qualidade de ar no globo em 2023 foi a cidade indiana de Begusarai.
Na Europa, a Islândia tinha o ar mais limpo, com 4µg/m3, seguida da Estónia com 4,7µg/m3 e da Finlândia com 4,9µg/m3. Foi utilizada uma escala de cores para indicar os níveis de poluição, com muitos países europeus a situarem-se na categoria verde, que indica níveis até ao dobro da norma de segurança.