Rússia. Além de ser o país que possui a maior área territorial do mundo, a Rússia também figura entre os primeiros colocados na lista dos países mais ricos em água doce, com um volume de 4.507 km³/ano. A Rússia dispõe de rios e lagos famosos em todo o mundo, como o conhecidíssimo Rio Volga e o Rio Don.
Maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia tem volume de 4.507 km³ de água doce por ano. Entre os rios mais conhecidos estão o Volga e o Don. O Brasil tem 8.233 km³ de água própria para o consumo por ano.
No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m.
O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
O rio Reprua é um curso de água do distrito Gagra, na Abkházia, Geórgia. Este pequeno rio com apenas 27 metros (89 pés) de comprimento, é, possivelmente, o menor rio do mundo.
Com ajuda de sensores, tecnologia de geoprocessamento remoto e satélites, os pesquisadores do INPE identificaram que o Amazonas possui 140 km a mais do que o Nilo, diferença que o consagraria como o maior rio do mundo. Na visão do Instituto, o primeiro possui 6.992 km de extensão enquanto o segundo termina em 6.852 km.
Em primeiríssimo lugar estão as águas claras do porto de Bodrum, na Turquia. Localizado na província de Muğla, a região é lar do Mausoléu de Halicarnasso, considerado uma das sete maravilhas do mundo e fica próximo a Grécia. Não perca essa chance e agende sua viagem para a Turquia!
A sensação de abundância de recursos hídricos é reforçada pela presença de três das bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná. Apesar de tantos recursos hídricos, eles não são igualmente distribuídos pelo território brasileiro.
No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.
A VOSS é a água mais pura do mundo. Ela é captada em um aquífero longe de qualquer forma de poluição, em plena natureza selvagem do sul da Noruega, no deserto gelado, sob uma formação rochosa subterrânea. Originária de uma fonte natural, não é filtrada e contém apenas um total de 22 mg de sólidos dissolvidos.
Rússia. Além de ser o país que possui a maior área territorial do mundo, a Rússia também figura entre os primeiros colocados na lista dos países mais ricos em água doce, com um volume de 4.507 km³/ano. A Rússia dispõe de rios e lagos famosos em todo o mundo, como o conhecidíssimo Rio Volga e o Rio Don.
1. Amazonas: duas vezes o maior do mundo. Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
O rio Correntoso, que liga o lago de mesmo nome ao lago Espejo, é considerado o rio mais curto do mundo. Da ponte que existe, pode-se ver as duas extremidades do rio, cerca de 200 metros.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.
Maringá é a cidade que tem melhor saneamento básico do País, segundo a edição de 2024 do ranking do Instituto Trata Brasil. Além disso, o Paraná tem outras quatro cidades entre as mais bem ranqueadas do País, todas atendidas pela Sanepar: Cascavel em 9º, Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º.