Qual o país que mais tem títulos no Campeonato Mundial de voleibol?
A competição substituiu os antigos torneios: a Liga Mundial, no vôlei masculino, e o Grand Pix, no feminino. Entre os homens, o Brasil é o maior campeão da Liga Mundial, com nove títulos. Além disso, a equipe nacional também venceu a Liga das Nações em 2021.
Além do Campeonato Mundial de Vôlei, a FIVB também realiza a Copa do Mundo de Vôlei, que ocorre a cada 4 anos e serve como torneio classificatório para a Olimpíada.
O Brasil aparece na primeira colocação, tendo conquistado um total de oitenta e duas medalhas, sendo trinta e nove de ouro. Em seguida vem a Rússia, que apesar de ter menos medalhas de ouro, trinta e sete, possui mais no total com noventa e quatro.
Os primeiros lugares incluíram dois Campeonatos Mundiais, cinco Ligas Mundiais, uma Copa do Mundo, uma Copa dos Campeões e uma Olimpíada. Entre 2007 e 2016, a seleção ainda conquistou mais uma Olimpíada, um Campeonato Mundial, três títulos da Liga Mundial, uma Copa do Mundo e duas Copa dos Campeões.
O voleibol foi criado em 1895 por William G. Morgan, diretor de Educação Física da ACM Holihoke, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Morgan nasceu na pequena cidade de Lckport, no condado de Niágara, em 23 de janeiro de 1870.
Em qual país o voleibol se tornou conhecido mundialmente?
Em 1900, o esporte chegou ao Canadá (primeiro país fora dos Estados Unidos), sendo posteriormente desenvolvido em outros países, como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México entre outros países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos.
A antiga União Soviética, o Brasil e os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas do vôlei Olímpico e são os únicos três Comitês Olímpicos Nacionais com pelo menos dez medalhas cada.
Em Tóquio, as seleções protagonizaram um 39 a 37, em 50 minutos de partida. A França venceu e empatou os sets em 1 a 1. Curiosamente, no Pré-Olímpico do Japão, a França também esteve envolvida no set mais longo da história do vôlei. Diante da Austrália, o placar ficou em 44 a 42 para os franceses em 1h43.
No torneio masculino, o Brasil lidera o quadro de medalhas, enquanto no feminino, a União Soviética ainda mantém a liderança. O Brasil é tricampeão olímpico no vôlei masculino, com seu título mais recente conquistado nos Jogos Rio 2016, mantendo-se como a nação com o maior número de vitórias.
Os jogadores de vôlei da seleção brasileira recebem salários diferentes dependendo de diversos fatores, como a posição em que jogam, a experiência, o desempenho em competições e o tempo de contrato. Em média, um jogador de vôlei da seleção brasileira pode ganhar entre R$ 15.000 e R$ 100.000 por mês.
O Rio de Janeiro é o grande campeão da Superliga feminina na história, com 12 títulos conquistados - sendo dois deles quando a sede ainda era no Paraná. Com o título em 2023/24, o Minas assumiu a segunda colocação, ficando logo atrás com seis troféus (veja lista completa dos campeões logo abaixo).
A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei retomou a primeira posição do ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A liderança veio após as boas vitórias conseguidas nas últimas semanas na Liga das Nações. O Brasil chegou a 389.93 pontos, seguido pela Turquia (383.93) e Polônia (373.60).
Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Feminino é um torneio internacional de clubes de voleibol feminino organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). É a competição mais importante em nível de clubes do mundo.
Início. Registros dão conta que a primeira vez que o vôlei foi praticado no Brasil foi em 1915, no Colégio Marista de Recife, mas que começou a tornar-se um pouco mais notório entre 1916 e 1917, por iniciativa da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo.
O polo aquático, inclusive, já ganhou o título de esporte mais difícil do mundo diversas vezes, por exigir uma combinação de força, resistência, velocidade, agilidade, habilidade e fisicalidade.