1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).
O ditongo é decrescente quando primeiro vem a vogal e depois a semivogal, como em pei-xe, cha-péu, an-dei, ca-dei-ra, len-çóis, pa-pai, ma-mãe, ou-sar, po-rão. O ditongo é crescente quando primeiro vem a semivogal e depois a vogal, como em má-goa, his-tó-ria, sé-rie, re-sí-duo.
SÍLABA TÔNICA: Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona (MUITO FÁCIL)
Como saber se é ditongo crescente ou hiato?
«Os ditongos em Português são sempre decrescentes, já que os crescentes (ou "falsos ditongos") são passíveis de segmentação silábica (ou seja, de hiato, desfazendo a possibilidade de ditongo): por exemplo "miar" pode ser um monossílabo ([mjaɾ]), se tiver um ditongo crescente, ou um dissílabo ([mi aɾ], com hiato).
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
Se você está se perguntando o que é paroxítona, vamos te responder: São paroxítonas todas aquelas palavras que contam com acentuação tônica em sua penúltima sílaba. Exemplos: camelo, carro, automóvel, barco, revólver, serpente, fênix, álbum…
Como saber se a palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxitona?
Palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima da palavra. Essas palavras sempre recebem acento gráfico e são as menos comuns na língua portuguesa, havendo também as palavras paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e as palavras oxítonas (sílaba tônica na última sílaba).
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. A palavra “proparoxítona” também é uma proparoxítona. Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica. Assim, diferenciam-se das paroxítonas, que apresentam a penúltima sílaba tônica, e das oxítonas, cuja última sílaba é tônica.
Os alunos costumam confundir as palavras que possuem hiato ou ditongo, pois ambos possuem encontros vocálicos. A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação.