Aos 60 anos, João Paulo II passou por uma cirurgia de cerca de cinco horas e precisou retirar parte do intestino. Naquele dia, a Igreja Católica celebrava Nossa Senhora de Fátima, a quem o Papa atribuiu o milagre de estar vivo. O responsável pelo atentado foi identificado como Mehmet Ali Ağca, de 23 anos.
Uma tentativa de assassinato do papa João Paulo II ocorreu numa quarta-feira, 13 de maio de 1981, na praça de São Pedro, Vaticano. Mehmet Ali Agca, jovem turco de 23 anos, disparou contra o papa quatro vezes logo que este entrou na praça.
O atentado. Quando ele entrou na Praça de São Pedro para discursar para uma audiência em 13 de maio de 1981, João Paulo II foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um perito atirador turco que era membro do grupo militante fascista Lobos Cinzentos.
Dois anos e sete meses depois de ser baleado em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa João Paulo II realizou um dos gestos mais marcantes de seu pontificado: visitou numa prisão em Roma o homem que disparou os tiros contra ele em 13 de maio de 1981.
O papa João Paulo II o sucedeu e 1978 ficou registrado na história da Igreja como “o ano dos três papas”. A morte repentina de João Paulo I levou a vários livros alegando teorias da conspiração envolvendo assassinato e envenenamento.
João Paulo I, nascido Albino Luciani (Forno di Canale, 17 de outubro de 1912 – Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica.
É verdade que o senhor mandou queimar Bíblia Protestante e Livro Mórmon?” A resposta foi dada quase que de imediato: “Essa é a orientação de São Pio X no Catecismo Maior.
Após a tentativa de assassinato do Papa, ele começou a cumprir pena em uma prisão na Itália. Dezenove anos depois, ele foi visitado por João Paulo II e então decidiu se converter ao catolicismo. Logo depois, ele foi deportado para a Turquia, onde cumpriu mais dez anos na cadeia. Ele foi solto em 18 de janeiro de 2010.
O Sínodo do cadáver, também conhecido como Julgamento do Cadáver, ou ainda, em latim Synodus Horrenda, foi o episódio do julgamento póstumo do Papa Formoso que se deu na Basílica de São João de Latrão, Roma, em janeiro de 897. Formoso e Estêvão.
No início, acreditava-se que o caso tinha relação com o serviço secreto da extinta União Soviética. Uma outra teoria investigada envolvia o governo da Bulgária, num complô comunista contra o papa.
Sodano disse que o terceiro segredo revelava "martírio e sofrimento" a um "bispo vestido de branco" que "cai por terra aparentemente morto, sob disparos de uma arma de fogo". Segundo ele, após o atentado de 1981, "pareceu evidente ao Santo Padre que uma mão materna conduziu o trajeto da bala".
Anos mais tarde, em 896, o papa Formoso também foi envenenado por uma facção dissidente. Em 903, Cristóvão matou Leão V e assumiu o papado. Em 929, João X foi asfixiado pela filha de sua amante. Em 974, Bento VI foi estrangulado por seu sucessor, Bonifácio VII.
Quem foi o presidente do Brasil que levou um tiro?
Tancredo de Almeida Neves GCTE (São João del-Rei, 4 de março de 1910 – São Paulo, 21 de abril de 1985) foi um advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido o 33.º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da República eleito, porém não empossado devido a problemas ...
Tiros ecoam no Vaticano. O Papa João Paulo II, uma das figuras mais influentes do século XX, foi baleado e gravemente ferido na Praça de São Pedro por Mehmet Ali Ağca, um assassino profissional turco.
Tyndale foi acusado de heresia em agosto de 1536 e queimado na fogueira algumas semanas depois. Em Antuérpia, a cidade onde Tyndale acreditava estar seguro, Jacob van Liesveldt produziu uma Bíblia em holandês. Como tantas outras traduções do século XVI, seu ato foi tanto político quanto religioso.
Formalmente, o Tribunal da Santa Inquisição foi criado, em 1233, pelo Papa Gregório IX, e extinto — já sob o nome de Tribunal do Santo Ofício — em 31 de março de 1821 por força de lei.
Na tarde de 13 de maio de 1981, João Paulo II sofreu um atentado na Praça São Pedro, no Vaticano, onde dez mil pessoas estavam presentes. O pontífice foi atingido por três tiros – no abdômen, no braço e na mão esquerda –, quando cumprimentava os fiéis.
João Paulo II foi o primeiro papa a visitar o Brasil. Durante o período em que esteve à frente da Igreja Católica, fez três visitas oficiais. A primeira foi em 1980. Já em sua segunda passagem pelo país, o Papa chegou no dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro de 1991.
Em 2 de abril de 2005 morreu devido à sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI, e proclamado Beato em 1 de maio de 2011, também por Bento XVI, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Papa Clemente VII (1523-1534) teve um filho bastardo antes que tomou ordens sacras. Algumas fontes identificam-no com Alessandro de Médici, Duque de Florença, mas esta identificação não tenha sido determinada.
Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503. É considerado até hoje como um dos papas mais corruptos da história da Igreja. Usou a sua influência durante o papado para perpetuar o poder da família Bórgia por meio de nepotismo.