As zonas do cérebro então identificadas como centros de recompensa foram o sistema límbico e o núcleo accumbens, cujos neurônios têm numerosos receptores para o neurotransmissor dopamina, a "molécula do prazer". O sentimento de prazer é uma das principais forças que nos faz agir.
Qual a parte do cérebro responsável pela motivação?
O núcleo accumbens é uma região do cérebro que é ativada pela dopamina e é responsável pela sensação de recompensa que vem tanto de querer algo como de gostar de algo.
Qual parte do cérebro é responsável por cada coisa?
Cada hemisfério controla um lado do corpo, mas o controle está invertido: o hemisfério esquerdo controla o lado direito e o hemisfério direito controla o lado esquerdo. Este fenômeno é chamado lateralização cerebral.
Basicamente, o cérebro humano é dividido em dois hemisférios: hemisfério esquerdo é responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional. A seguir, vamos entender melhor ambas as funções.
O hipotálamo é a parte do cérebro responsável pela regulação das emoções, sono e hormônios. Então, essa vontade que você sente de abraçar seu parceiro vem de lá! O hipotálamo é também o centro de prazer e recompensa do cérebro.
É no sistema límbico que se processam as nossas emoções: ele é o responsável pelo comportamento humano, onde se incluem os traços da nossa personalidade, os nossos pensamentos e memória, assim como a nossa reação aos estímulos externos.
A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.
Os dois lados de nosso cérebro têm suas peculiaridades, mas muitos realmente as confundem. O lado esquerdo é analítico, ligado ao raciocínio lógico e tem um grande potencial para resolução de problemas, já o direito, mais sensorial, ligado ao lado emocional, é o lado mais artístico e intuitivo.
Você usa mais o lado esquerdo! Quem utiliza mais o lado esquerdo do cérebro tende a se dar melhor com números, raciocínio lógico e contas de uma maneira geral. São pessoas um pouco mais racionais e com potencial de facilidade na resolução de problemas.
As drogas ativam, no cérebro, o circuito de recompensa, o que gera a sensação de prazer. Parte desse circuito é o sistema mesocorticolímbico, que tem como neurotransmissor principal a molécula de dopamina.
Qual a parte do cérebro responsável pelo estresse?
Durante um episódio de estresse, uma das estruturas acionadas pelo nosso cérebro é o hipotálamo, que ativa a liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina, e são eles que preparam o nosso organismo para se defender.
A expressão artística e criativa estimula a liberação desse neurotransmissor, proporcionando uma sensação de satisfação e recompensa. Além disso, envolver-se em atividades recreativas prazerosas, como jogos, hobbies ou outras formas de entretenimento, também pode ter efeitos positivos na liberação de dopamina.
Qual parte do cérebro é responsável pela excitação?
O córtex cerebral, a região responsável pelo pensamento e pelas emoções, desempenha um papel importante na regulação do desejo sexual. Estímulos sensoriais, memórias, hormônios e fatores psicológicos podem ativar ou inibir essa região, afetando diretamente o desejo sexual.
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.
O telencéfalo, que reúne os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, é de longe a sua maior região. Esta grande porção cerebral é responsável pelas funções complexas, entre elas a fala, a criatividade e a memória.
Quando a gente vai se concentrar numa tarefa, precisa acessar nossa memória de longo prazo, cuja função principal relacionada a isso é o hipocampo. A gente precisa também ativar algumas áreas de memória verbal e memória visual e integrar tudo isso nessa memória de trabalho”, explica Brunoni.
É a chamada teoria do "hemisfério dominante". Ela defende que, se você for bom em matemática, linguagem ou lógica, é porque o seu hemisfério esquerdo é o dominante. E, se você for uma pessoa artística, com vocação para a pintura ou a música, o hemisfério dominante é o direito.
Ela se chama área fusiforme e é um pedaço fininho e comprido da parte de baixo do cérebro. Quando você vê uma pessoa pela primeira vez, sua área fusiforme analisa o rosto dela. O processo dura frações de segundo e é inconsciente, ou seja, você não percebe que está acontecendo.
A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.
Qual a parte do cérebro responsável pelo raciocínio?
Lobo Frontal: como nome já diz, fica localizada na parte da frente do cérebro. É responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, além da programação de necessidades individuais e emoções.
Qual é a parte do cérebro responsável pela empatia?
A empatia é um fenômeno complexo que envolve diversas regiões do cérebro, como o córtex pré-frontal, a amígdala e os neurônios-espelho. Essas áreas desempenham papéis cruciais na percepção e interpretação das emoções alheias, na capacidade de se colocar no lugar do outro e na regulação emocional.
Qual parte do cérebro é responsável pela depressão?
Amygdala: A amígdala faz parte do sistema límbico, um grupo de estruturas profundas no cérebro que está associado a emoções como raiva, prazer, tristeza, medo e excitação sexual.
O tálamo, muitas vezes descrito como a estação de retransmissão do cérebro, é responsável por transmitir informações sensoriais e sinais motores para o córtex cerebral. O novo estudo mostrou que o tálamo integra essa “informação de nostalgia” e desencadeia uma resposta à dor mais controlada.