Qual parte do corpo o mosquito da dengue gosta de picar?
O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca. A orientação é passar o repelente de hora em hora, mesmo se estiver usando calça comprida.
Os horários mais ativos do mosquito transmissor da dengue são no início da manhã e no fim da tarde, quando há maior umidade do ar. Como não consegue alçar voos altos, o Aedes aegypti tende a atacar áreas baixas do corpo, como as pernas.
O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.
Mosquito gosta, por exemplo, do suor do corpo humano. Pesquisas mostraram que Aedes tem uma atração toda especial por cores escuras. Nem todo mundo sabe, mas o mosquito transmissor do vírus zika tem algumas preferências.
O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.
O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca. A orientação é passar o repelente de hora em hora, mesmo se estiver usando calça comprida.
De acordo com a especialista, os poucos estudos que foram feitos em relação a perfumes mostraram que a fragrância afasta os insetos, porque eles confundem e camuflam o odor natural que o corpo humano exala.
O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
Segundo ele, alguns aromas, afastam o mosquito, servindo como repelente e um método eficaz de combate à dengue. Plantas como sálvia, melissa, citronela, manjericão e lavanda são reconhecidas pelos óleos essenciais que funcionam como repelentes naturais contra mosquitos e outros insetos.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa recomendam que, para ser efetivo contra o mosquito da dengue, o repelente deve conter uma das seguintes substâncias: Icaridina 20-25% – duração de dez horas. DEET 10-15% – duração de seis a oito horas.
O tempo médio de vida dos mosquitos Aedes e Culex é de 30 dias. Além do sangue, as fêmeas de Aedes e Culex também são atraídas por “cheiros” e gases expelidos por humanos e animais, captados através de quimiorreceptores nas antenas e em outras estruturas do corpo.
Os maiores índices de infestação pelo A. aegypti são registrados em bairros com alta densidade populacional e baixa cobertura vegetal, onde o mosquito encontra alvos para alimentação mais facilmente. Outro fator importante é a falta de infraestrutura de algumas localidades.
Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde. No período da noite eles não saem para se alimentar, mas se encontrar alguém próximo ao seu criadouro ele pode se aproveitar da situação e picar.
O Aedes Aegypti não deixa sinais, marcas, dor ou coceira. O mosquito da dengue pica, suga seu sangue e vai embora não deixando nenhum rastro. Podemos dizer então que o Aedes aegypti é praticamente um ninja dos mosquitos. Silencioso, não deixa rastros e mortal.
Qual o tipo de sangue que os mosquitos mais gostam?
MITO. Inicialmente o mosquito apresentava uma preferência pelo sangue tipo O, devido ao mosquito ser de origem Indiana e neste país, este tipo sanguíneo predominava. Com a dispersão do mosquito pelo mundo a sua predileção pelo tipo O não permaneceu porque ele se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis.
Maioria dos infectados tem sintomas básicos, mas alguns podem desenvolver manifestações mais graves que indicam necessidade de atendimento médico. Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga.
Quantas vezes o mosquito da dengue pode picar uma pessoa?
O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.
Quantos dias após a picada do mosquito da dengue se manifesta?
Os primeiros sintomas começam, em média, cinco dias após a picada do mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti – esse período é chamado de incubação. São eles: Febre alta (40°C)
Entre as opções mais populares de repelente caseiro para mosquitos estão óleos de plantas como citronela, lavanda ou melaleuca. Também é bastante disseminada a ideia de que o vinagre de maçã, o limão com cravo e a ingestão de vitaminas do complexo B podem ajudar a evitar a picada do Aedes aegypti.
As essências que espantam os pernilongos são citronela, lavanda e eucalipto. Agora, se você quer uma planta que espanta pernilongo, aposte no manjericão e no capim-santo.
A fêmea se alimenta de sangue no início da manhã e mais no final da tarde, o que não impede que aconteça em outros horários. Quanto à capacidade de vôo, sabemos que possui possibilidade de acesso a alturas como, por exemplo, chegar à caixa de água de sua casa, às calhas e terraços.
Os anticorpos e as células de defesa garantem proteção contra infecções futuras por aquele sorotipo que provocou a enfermidade, mas a pessoa continua suscetível aos outros três tipos do vírus.
Até essa descoberta, os cientistas sabiam que o sistema imunológico conseguia se livrar do vírus, mas nunca tinham entendido o processo em detalhes. O que a MBL faz é identificar moléculas de açúcar presentes ao redor do vírus. Uma vez que o corpo estranho é detectado, os anticorpos reagem e matam os vírus.