A estrutura torácica humana é uma das que têm mais ossos. São 44 ossos no total, sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.
É o estribo, localizado no ouvido, "mais precisamente dentro do osso temporal, em uma região chamada de orelha média", explica o Dr. Fernando Veiga Angélico Júnior, professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Pesquisamos informações científicas sobre esta afirmação a seguir: bebês recém-nascidos têm mais ossos no corpo quando comparamos com os adultos. Sabia dessa? Entenda as curiosidades a seguir. De acordo com estudos científicos, são cerca de 70 ossos a mais do que os adultos.
Qual o menor osso do corpo? O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.
O primeiro passo para a gente entender sobre os ossos do pé é saber quantos ossos têm no pé (e como são divididos). Bem, são 26 ossos, sendo 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé.
Os ossos do pescoço são compostos pelas vértebras cervicais, as primeiras sete vértebras da coluna vertebral, localizadas na região do pescoço. Elas ajudam a sustentar a cabeça e permitir movimentos de rotação. O osso hioide, apesar de estar na região do pescoço, não está ligado à coluna vertebral.
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce.
O osso lacrimal é o menor e mais frágil dentre os ossos da face. Ele se situa na porção anterior da parede medial da órbita, bilateralmente. O seu nome deriva do fato dele estar em íntima relação com as estruturas lacrimais.
Sim! Para aqueles que não sabiam, a pele é um órgão. É o maior órgão do corpo humano. Determinando o seu limite com o meio externo, ela recobre aproximadamente 7500 cm² de uma pessoa adulta e corresponde a aproximadamente 16% de seu peso corporal.
Apesar de ser pequena em tamanho, a mão é uma das regiões do corpo com maior número de ossos, sendo formada por 27 ossos, e está dividida em 3 partes, sendo elas: carpo (punho), metacarpo e falanges (dedos). Não pense, “ah, só pra complicar né”, você vai ver como é fácil aprender os ossos da mão e em pouco tempo.
São ossos alongados, em forma de semi-arcos, que se articulam com as vértebras e com o esterno. O ser humano possui 12 pares de costelas classificas em: Verdadeiras: são 7 pares de costelas que se articulam diretamente com o esterno através das cartilagens costais.
O quadril e o fêmur são partes do corpo particularmente suscetíveis a fraturas. Isso porque, eles possuem função crucial no suporte do peso e na mobilidade. Nesse sentido, uma queda ou um impacto direto na região do quadril pode resultar em fraturas.
O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg. O osso mais forte e mais longo da face é a mandíbula. Além disso, é o único osso móvel do crânio.
O que é? Localizado na coxa, o fêmur é o osso mais extenso e pesado do corpo humano. Ele articula-se com o osso do quadril (osso ilíaco), com a tíbia, e com a patela.