Nem toda pedra que é atraída por ímã é meteorito: Existem muitos minérios e pedras terrestres que são atraídas por ímã, um exemplo é o basalto que é uma rocha terrestre preta, pesada e atraída por ímã. Portanto, pedras pretas por dentro não são meteoritos.
A pedra ímã natural magnetita é capaz de absorver energia positiva do ambiente em que se encontra, e transferir para o corpo, ao mesmo tempo em que neutraliza as energias negativas do organismo. Favorece a telepatia e a meditação.
Os metais que podem ser atraídos pelos ímãs são mais conhecidos como ferromagnéticos, que são Ferro (Fe), Cobalto (Co), Níquel (Ni) ou ligas que contenham em alguma capacidade os que foram listados, mas variando sua atração magnética de acordo com a concentração.
Os imãs de neodímio são tão fortes que grudam até em pedras de granito escuras, quanto mais escura a pedra mais o poder de atração, isso é devido a quantidade de ferro que tem misturado na pedra granito.
Nem toda pedra que é atraída por ímã é meteorito: Existem muitos minérios e pedras terrestres que são atraídas por ímã, um exemplo é o basalto que é uma rocha terrestre preta, pesada e atraída por ímã. Portanto, pedras pretas por dentro não são meteoritos.
Pedras-imãs, ou, erroneamente, magnetitas, são pedaços naturalmente magnetizados do mineral magnetita. Eles são ímãs naturais, que podem atrair ferro. A propriedade do magnetismo foi descoberta pela primeira vez na antiguidade através destas pedras em específico.
Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs. Por isso, ao aproximar o ímã de uma peça, você deve notar se há algum tipo de atração entre eles. Caso isso ocorra, infelizmente, sua joia não é feita de ouro, ou leva outros metais (magnéticos) na composição.
Alguns exemplos de metais paramagnéticos são o alumínio, magnésio, sulfato e cobre. Já os metais diamagnéticos incluem o bismuto, prata, chumbo e ouro. É interessante notar que a maioria das formas de alumínio não é atraída por um ímã.
O ferro, o níquel, o cobalto e algumas ligas metálicas são ditas substâncias ou materiais ferromagnéticas, ou seja, na presença de um campo magnético eles se imantam fortemente, fazendo com que o campo magnético resultante seja bem maior que o inicial.
Tipicamente apresenta cristais octaédricos, às vezes dodecaédricos, muito raramente cubos minúsculos (em magnetita oolítica). Uma variedade de magnetita fortemente magnética é conhecida como “lodestone” (“leading stone” = “pedra que guia”); uma magnetita algo alterada que atrai ferro.
Muito famosa no mundo místico, a Turmalina Negra é uma das pedras mais poderosas que existe, pois ela absorve as energias negativas e neutraliza o ambiente, deixando sua aura limpa e positiva. Isso acontece devido às partículas elétricas benéficas chamadas de íons, nas quais a pedra emite.
Qual é o nome da pedra considerada um ímã natural?
O imã natural mais conhecido é a magnetita, uma pedra vulcânica composta por óxido de ferro. Já os ímãs artificiais mais utilizados são compostos de bário, carbonato de estrôncio e óxido de ferro.
Para a conservação da valência dos íons de oxigênio (-8), a magnetita deve ser composta por dois íons de Fe3+ (férrico) e um íon de Fe2+ (ferroso) para cada unidade da fórmula química da magnetita. A hematita (Fe2O3) apresenta dois íons de ferro e três de oxigênio.
A Hematita é a pedra com maior poder de aterramento no planeta, ela desintegra todos energias negativas e cria um escudo de proteção espiritual ao seu redor. Ela recarrega nossa energia, estimula a concentração, ajuda a superar vícios, equilibra o apetite e evita que energias negativas se prendam a Aura.
Atração por alguns corpos metálicos: os ímãs possuem a capacidade de atrair ou ser atraído por alguns corpos metálicos, como ferro, cobalto, níquel e algumas ligas metálicas.
Para os Gregos o Ouro evocava o Sol, sendo que aquele que o carregasse tinha o poder de atrair riqueza, fecundidade e principalmente a dominação do calor, e do amor. Joias Autorais e Atemporais em metais nobres e pedras naturais para aqueles que valorizam a arte de viver.
O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.
Uma curiosidade interessante: o ouro não é um metal magnético. Isso significa que ele não será atraído por imãs. Desse modo, quando há uma peça que é composta por outros metais, como o ferro — que é um dos principais materiais utilizados em joias falsificadas — e o níquel, ela será puxada pelo ímã automaticamente.
O ouro e a prata, por sua vez, são repelidos pelos ímãs mas também por forças diminutas. "É que ao contrário do que ocorre com materiais como o ferro (Fe), o níquel (Ni) e o cobalto (Co), que são sempre fortemente atraídos por ímãs, outros metais interagem muito pouco com campos magnéticos de ímãs", diz Furukawa.
A magnetita é um óxido de ferro que apresenta um forte magnetismo, como produto do acoplamento dos dois cátions de ferro presentes (Fe3+, Fe2+) que geram um momento magnético não compensado.
A pedra pode modular a frequência mental para estados mais altos do que padrões egocêntricos de pensamento. Por isso, a ametista é muito utilizada para aliviar tensões e excessos mentais. É considerada a pedra da sabedoria e do equilíbrio.