Um tipo mais agressivo de abelha, chamado abelha africanizada (abelha assassina), alcançou os estados do sul e alguns estados do sudoeste da América do Sul. Ao atacar suas vítimas em grandes enxames, essas abelhas dão lugar a uma reação muito mais grave do que as das demais espécies.
A picada dessa espécie está na escala 2 de intensidade e foi descrita por Schmidt como "se a cabeça de um fósforo queimasse sua pele". É incômoda e dolorosa, mas não evolui além disso. A pessoa sente uma intensa dor e uma pequena inflamação da região afetada.
As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.
Se a lesão da picada estiver piorando ao longo dos primeiros um ou dois dias, procure ajuda médica. Nos casos de reação alérgica, caracterizadas principalmente pelo aparecimento de urticária ou angioedema, o paciente deve ser levado o mais rapidamente possível a um serviço de emergência.
Os fatores alergênicos são enzimas como fosfolipases, hialuronidases, lipases e fosfotases, proteínas antigênicas que inoculadas durante a ferroada, iniciam respostas imunes responsáveis pela hipersensibilidade de alguns indivíduos e pelo início da reação alérgica.
O que fazer para aliviar a dor da picada de abelha?
Para reduzir o inchaço da picada mais rapidamente, pode-se também aplicar gelo envolvido por um pano limpo no local várias vezes ao dia, por 15 minutos. Além disso, dormir com a região afetada mais elevada que o resto do corpo também pode ajudar.
Picadas de abelhas e marimbondos causam dor imediata, ardência, prurido, eritema e edema. Picadas de formigas-de-fogo causam dor imediata, pápula e ardência, muitas vezes seguidos de pústula depois de uma hora e, às vezes, infecção após horas ou dias.
O que acontece se o ferrão da abelha fica na pele?
É muito importante retirar o ferrão, pois enquanto ele está na pele, continua liberando substâncias tóxicas e causando dor e ardência. Não use pinça, pois pode “quebrar” o ferrão com parte dele dentro do corpo. O ideal é fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha.
As picadas de abelhas doem tanto porque, quando estes insetos picam, injetam em suas vítimas uma substância química chamada melitina, a qual ativa os receptores de dor. Além disso, quando o ferrão penetra a pele da vítima, ele fica preso lá dentro, injetando mais veneno.
Raspar suavemente um objeto rombo, como um cartão de crédito ou faca de manteiga, sobre a área afetada é a melhor maneira de se livrar do ferrão. Evite usar pinças ou qualquer outra coisa que possa perfurar ou espremer a bolsa de veneno e piorar os sintomas.
Porque não pode passar álcool na picada de abelha?
Jamais deve ser aplicado álcool ou vinagre no local da picada. Esses produtos costumam causar irritação na pele. Outra atitude que deve ser evitada é espremer a região picada, numa suposta tentativa de remover o agente causador da reação ou parte dele.
Formiga-cabo-verde: Não teve jeito, o inseto campeão no quesito causar dor é mesmo a formiga. Schmidt descreveu a picada dessa espécie como “andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar'.
Quanto tempo dura o inchaço de uma picada de abelha?
Além da vermelhidão e coceira, o inchaço evolui para o endurecimento do local, que aumenta de tamanho nas primeiras 24-48 horas, diminuindo gradativamente nos dias subseqüentes. Podem ser tão exuberantes a ponto de limitarem a mobilidade do membro.
A picada causa dor imediata, inchaço local, formigamento e suor no local da picada. Deve-se combater a dor com analgésicos e observar rigorosamente novos sintomas, como vômitos, aumento da pressão arterial, dificuldade respiratória, tremores, espasmos musculares, caracterizando acidente grave.
Geralmente a picada de abelha provoca reação local não alérgica: inchaço, coceira e vermelhidão no local da picada, que dura algumas horas. Isso pode ocorrer imediatamente após a picada, mas geralmente começa após algumas horas. O inchaço ou coceira podem durar algumas horas ou vários dias.
Quanto tempo depois da picada aparece os sintomas?
Os sintomas podem levar entre 2 e 10 dias para aparecer. “Habitualmente, os sintomas da dengue surgem a partir do terceiro dia depois da picada do vetor, com uma média de cinco a seis dias.
Quanto tempo demora para parar de doer uma picada de abelha?
A picada de abelha causa uma dor imediata na área do corpo atingida, a qual fica inchada e vermelha. Em algumas pessoas, a inflamação e a dor podem persistir até o dia seguinte, mesmo se o ferrão for removido — algo que deve ser feito o quanto antes.
A ferroada das abelhas pode se tornar altamente perigosa quando atinge organismos sensíveis ao veneno, podendo causar a anafilaxia – também chamada de choque anafilático-, uma reação alérgica aguda que pode ser fatal, causando dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua, entre ...
Se a pessoa não for alérgica, apenas cuidados locais resolvem a questão, como colocar gelo e retirar o ferrão. Porém, é recomendado sempre buscar orientação médica, pois a pessoa pode não saber que é alérgica e as complicações podem ser maiores.
Por possuir musculatura e gânglios próprios, ele continua injetando veneno. Nem todas as abelhas são capazes de injetar a peçonha. As manifestações clínicas podem ser de naturezas tóxicas e alérgicas. As reações tóxicas locais decorrentes da picada de abelha estão associadas a dor, edema e eritema.
Quem já levou uma picada de abelha, sabe o quanto dói, arde e incomoda. Mas um tratamento para casos de artrite e artrose, entre outros, se baseia justamente na ferroada do inseto. A apiterapia consiste em aplicar o próprio ferrão de abelhas em determinados pontos do corpo do paciente.
(Consulte também Introdução a mordidas e picadas). Uma pessoa normal pode seguramente tolerar 10 picadas por quilo de peso corporal. Isso significa que um adulto poderia suportar mais de 1.000 picadas, ao passo que 500 picadas poderiam matar uma criança.