Se você ficou interessado em levar o drywall para alguma área úmida interna do seu lar, a placa RU (resistente à umidade) é a ideal. Esse tipo de placa recebe um tratamento especial de aditivos durante a fabricação que faz com que elas tenham absorção total inferior a 5%.
Por esse motivo, ambientes úmidos ou em constante contato com a água requerem o uso de um tipo de drywall específico: o verde. O drywall verde (RU) pode suportar a exposição à água e à umidade sem inchar ou deformar é ideal para ambientes como banheiros, lavanderias e cozinhas.
Basicamente, a placa de gesso drywall pode ser encontrada em 3 tipos e divididas em cores. São placas brancas, conhecidas como standard (ST), placas verdes (RU) resistentes à umidade, e placas rosas (RF) resistentes ao fogo.
O drywall pode ser utilizado em áreas úmidas como banheiros, lavanderias e cozinhas, pois existem placas feitas especialmente para esses ambientes, como é o caso da placa RU. Elas também podem ser combinadas com um impermeabilizante para garantir um desempenho ainda melhor ao drywall.
O drywall não serve só para dentro de casa. Pode ser usado também em áreas fora, como parte da frente da sua casa ou em varandas. Existe um tipo de drywall feito para aguentar chuva e sol. É uma opção boa e econômica para áreas de fora em 2024.
PLACA DRYWALL QUE AGUENTA ÁGUA E CHUVA PARA CASA STEEL FRAME
Como deixar drywall resistente à água?
Se você ficou interessado em levar o drywall para alguma área úmida interna do seu lar, a placa RU (resistente à umidade) é a ideal. Esse tipo de placa recebe um tratamento especial de aditivos durante a fabricação que faz com que elas tenham absorção total inferior a 5%.
Wagner Castro, membro do departamento técnico da Trevo Drywall, lembra que a ABNT NBR 15.575 Edificações Habitacionais: Desempenho exige que os sistemas de vedação vertical interna e externa apresentem vida útil de projeto (VUP) igual ou superior a 40 anos.
Além do uso de placas de gesso apropriadas, é importante reforçar a durabilidade da parede de drywall RU com um impermeabilizante. Enquanto a área do box precisa ser impermeabilizada do piso até 1m de altura, o resto do banheiro pode levar o tratamento em apenas 20 a 30 centímetros do chão.
Drywall molhado pode absorver água, por isso também é um ímã para mofo. A umidade cria um ambiente perfeito e os esporos de mofo se banqueteiam no papel.
Qual a placa de gesso que é indicada para área externa?
A placa de gesso Glasroc X, da Placo, destaca-se pela possibilidade de uso em ambientes externos e sujeitos a intempéries. É produzida com aditivos especiais que a protegem (quando exposta à umidade e aos raios UV) e garantem ótima estabilidade dimensional e resistência mecânica.
Entre as inúmeras vantagens do drywall frente a outros sistemas construtivos, está a sua resistência. Poucos sabem, mas as placas de gesso acartonado não têm prazo de validade.
Veja as principais dúvidas sobre esse assunto e como fazer na hora de pintar sua estrutura de drywall. Textura na parede de drywall: pode ou não? Pode, mas, antes de passar a tinta, é importante aplicar a massa corrida e o selador para não desgastar.
Se o seu cliente está buscando uma placa de drywall com excelente versatilidade de aplicação para projetar ambientes secos, a linha Placo Flex (ST) é uma ótima opção.
A resposta é sim, porém depende da TV e da estrutura da sua parede. Em geral, para uma instalação segura a longo prazo, é necessário que a estrutura em aço que apoia o drywall seja planejada para suportar o peso da TV desde sua instalação.
Em geral, o drywall é mais caro, mas oferece maior durabilidade, resistência e flexibilidade. Por outro lado, o gesso é mais barato e fácil de aplicar, mas é menos resistente a danos e menos isolante.
Infelizmente, o drywall não pode ser aplicado em ambientes externos por sua sensibilidade à água e aos raios solares. O espaço entre as placas pode servir como berçário para fungos, bactérias e insetos como o cupim. Para evitar, verificações regulares são sugeridas.
Azulejos. O revestimento cerâmico é o que mais se tem dúvidas se pode ou não ser aplicado em uma parede de drywall. A resposta para essa pergunta é: sim, pode, mas com alguns cuidados! Lembre-se: em ambientes como cozinha e banheiro, use sempre a chapa RU, conhecida chapa verde, que tem alta resistência à umidade.
O que é mais barato parede de drywall ou alvenaria?
Em geral a parede de Drywall é mais barata do que a parede de alvenaria, a construção com Drywall é mais rápida e prática, enquanto a alvenaria requer mais tempo para construção e mais tempo com mão de obra. O valor também pode variar conforme localização, tipo de projeto e especificações dos materiais.
Mas você sabe por que ocorre esse problema no drywall? A principal causa é a dilatação térmica, já que todo material exposto à temperaturas altas ou baixas tende a se contrair ou dilatar - quando isso ocorre, se não houver espaço para acomodar esse movimento, surgem as trincas.
O drywall externo é uma escolha inteligente para construções modernas, oferecendo flexibilidade de design e resistência às intempéries. Quando combinado com chapas cimentícias, o resultado é uma solução robusta e duradoura.
O drywall é um termo usado para definir um sistema de construção a seco. Ele é composto por perfis, placas de gesso (incluindo chapa de gesso drywall) e uma camada de tratamento acústico. Por isso, dispensa o uso de água e de materiais como tijolos e argamassa.
A placa cimentícia de 8 mm de espessura pode ser usada para paredes de áreas internas, como base para revestimento, divisórias de ambientes, escadas, além de serem ótimas aliadas nos projetos de decoração de interiores. Também podem ser usadas em áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e lavanderias.
Algumas formas de impermeabilizar o drywall é com a aplicação de produtos específicos diretamente sobre a superfície da placa para oferecer proteção da umidade, criando uma camada de proteção que ajuda a repelir a água.
Como falamos anteriormente, existem duas placas de drywall: a tradicional, suportando até 10 kg, e as de alta resistência, que aguentam de 5 a 10 vezes mais cargas do que as placas convencionais. Neste tópico vamos mostrar como colocar TV na parede de modo simples e seguro em ambas as placas.
Se você quiser dar um passo além, é possível reaproveitar os retalhos de drywall em outras aplicações. Um exemplo é a criação de nichos, onde você pode colocar porta-retratos, esculturas, vasos e outros objetos de decoração.