Pouco antes do nascer do Sol, Vênus aparecerá perto da Lua, na mesma direção em que nossa estrela se prepara para iluminar o dia. Se o seu horizonte estiver livre de prédios e árvores, poderá também observar Marte e Mercúrio.
Na foto da conjunção, é possível observarmos ao lado direito da Lua duas estrelas, chamadas de Póllux e Cástor, ambas da constelação de Gêmeos. Estas são, de fato, estrelas! Elas têm luz própria e ficam extremamente mais distantes do que a Lua e o planeta Vênus. Póllux está a cerca de 34 anos-luz daqui.
Através dos telescópios podemos ver quatro pontos brilhantes ao lado de Júpiter. Vez ou outra é possível observar o trânsito (eclipse) de algumas dessas luas pelo disco do planeta. Júpiter estará visível no céu durante as observações até outubro de 2019 e só voltará a ficar visível a partir de junho de 2020.
OLHA AQUELE PONTO BRILHANTE DO LADO DA LUA EM 28 E 29 DE NOVEMBRO DE 2022 - É O PLANETA SATURNO!
Qual planeta está visível hoje perto da Lua?
A Lua estará próxima do planeta Mercúrio, bem próxima do horizonte leste. 🔭 09/07 (18h30 – 21h30). Lua e estrela. A Lua estará próxima da estrela Regulus, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Leão.
Neste sábado, Saturno, Marte, Júpiter e a Lua se alinharão no céu, formando uma conjunção visível a olho nu no Brasil. O fenômeno ocorrerá pouco antes do amanhecer e poderá ser observado em todo o país, destacando a importância de buscar locais sem obstáculos para uma melhor visualização.
Esta semana, Saturno (mag 0.7) será o ponto mais brilhante perto da Lua. Nosso satélite natural também encontrará o aglomerado estelar das Plêiades. Além disso, em 17 de outubro, ocorrerá a Lua Cheia. Para ter certeza de qual objeto celeste você está olhando, use o aplicativo Sky Tonight.
Nas primeiras horas desse dia, seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – se alinharão no céu. Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu, embora Mercúrio esteja mais próximo do horizonte e seja mais difícil de observar.
17 de setembro de 2024: Harvest Moon (Lua da Colheita) (super) 17 de outubro de 2024: Hunter's Moon (Lua do Caçador) (super) 15 de novembro de 2024: Beaver Moon (Lua do Castor) 15 de dezembro de 2024: Cold Moon (Lua Fria)
Como observar Júpiter a olho nu? O planeta começa a aparecer no céu a partir das 19h do próximo domingo, 25, mas terá seu pico de aproximação na madrugada do dia 26, segunda-feira. Ao longo de toda a noite será possível observá-lo no céu de todo o planeta.
O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.
Não existe tal estrela. Nenhuma estrela acompanha a Lua, nem poderia. Às vezes, Vênus, Júpiter, Mercúrio, Marte ou mesmo Saturno podem parecer acompanhar uma Lua (definhando ao entardecer ou uma Lua crescente ao amanhecer), mas não são estrelas, mas planetas , são estrelas.
Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta.
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
Hoje (16), Lua e Vênus se encontram na constelação de Cancer, em um céu pertinho de você Evento: Lua em delgado crescente visualmente próxima a Vênus, na constelação de Cancer Onde: quadrante oeste do céu de sua cidade Horário: Após o ocaso do Sol Valor: imaterial, evento aberto ao público Participe!
Lua e planetas (18:00 – 20:00). A Lua estará próxima dos planetas Mercúrio, Marte e Vênus, perto do horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol. Os quatro só permanecem visíveis até às 18:30, quando Mercúrio e Lua desaparecem no horizonte.
O ano de 2024 vai ser repleto de fenômenos fascinantes, que vão encantar amantes da astronomia e iluminar o céu. A lista tem direito a eclipse, superlua, conjunção de plantas e chuva de meteoros. Em 2 de março de 2024, Júpiter e Vênus se alinharão em uma conjunção espetacular.
O radiante da chuva de meteoros – onde os meteoros individuais parecem se originar – estará próximo ao horizonte sudeste dentro da constelação homônima da chuva, Aquário. Devido a essa localização, o espetáculo do céu favorece ligeiramente os observadores que estiverem no Hemisfério Sul do planeta.
Data Evento 2024-04-01 05h - Lua no ponto mais ao sul (-28.6°) 2024-04-01 19h - Mercúrio estacionário 2024-04-02 00h - QUARTO MINGUANTE 2024-04-03 09h - Plutão 2.1°N da Lua 2024-04-03 10h - Vênus 0.3°S de Netuno 2024-04-06 03h - Marte 1.7°N da Lua 2024-04-06 07h - Saturno 1.0°N da Lua 2024-04-07 05h - Netuno 0.3°N da ...
Os planetas serão vistos pouco antes do amanhecer. No dia 7 de novembro de 2176, todos os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, se reunirão em um lado do Sol. Os planetas serão vistos no céu da Terra logo após o pôr do sol.