Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com os pneus deste jeito, um carro sem ABS pode precisar de uma distância até 70% maior para parar. Já para carros com ABS, a varição pode ser de 35%. Então, mantenha os pneus (inclusive o estepe, que deve estar calibrado) rigorosamente dentro desse limite.
Quebras, rachaduras, trincados, entre outras irregularidades nos vidros do veículo podem comprometer a aprovação na vistoria cautelar. Além disso, as películas de proteção, ou insulfilm, devem ser instaladas seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Elas não podem ser muito escuras, nem do tipo refletivas.
Alterações não informadas: mudanças no motor, na estrutura do veículo ou outras modificações não registradas podem comprometer a vistoria; Itens de segurança em má condição: faróis, lanternas, freios e pneus precisam estar em bom estado.
Vistoria automotiva: o que você precisa saber para não ter carro reprovado
Como saber se um pneu passa na vistoria?
Em relação ao desgaste, o(a) motorista pode verificar se o pneu atingiu o mesmo nível da saliência de borracha que fica em um dos sulcos para que seja possível determinar o momento da troca. Primeiramente, as janelas e o para-brisa não podem apresentar trincos e rachaduras.
Na vistoria, serão verificados itens como o kit de troca de pneu, com macaco e chave de roda, triângulo, e funcionamento de sistemas elétricos, como buzina, faróis, setas, lanternas e luzes de freio. A inspeção também vê o extintor de incêndio, estado dos pneus, limpadores de para-brisa e cintos de segurança.
Pneu remold passa na vistoria? Sim, o pneu remold de carro passa na vistoria! Compre as marcas que possuem certificadas no Inmetro. O pneu remold recebeu uma ótima avaliação no desempenho em áreas urbanas na velocidade média.
A resposta é sim, o uso de farol de LED é permitido nos veículos brasileiros. Segundo a resolução n.º 667/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o uso de faróis de LED é legal, desde que estejam de acordo com as especificações determinadas pelo fabricante do veículo.
A primeira situação que pode levar à reprovação na vistoria veicular é a falta de equipamentos obrigatórios. Por exemplo, do triângulo de sinalização, da chave de roda, do macaco, entre outros.
Itens como estrutura, restrições ou problemas de documentação sérios, como número de chassi e/ou número de motor alterados, são motivos para que o laudo seja não conforme. O parecer final da vistoria trará a resposta para a pergunta: vale mesmo comprar o veículo, mesmo que por um preço muito baixo?
Aqui são vários itens que não precisam de explicação, mas sim uma simples checagem no veículo. São eles: pneus e estepe em bom estado (exceção de estepe nos veículos com pneus do tipo runflat), macaco, chave de roda, triângulo, para-brisa sem trincas, palhetas e esguicho do para-brisa.
Durante a vistoria, o perito irá verificar a documentação do veículo, bem como o seu estado geral, incluindo o motor, suspensão, freios, pneus, lataria, luzes, equipamentos de segurança, entre outros aspectos. Ao passar na vistoria prévia, é gerado o laudo e o próximo passo é contratar o seguro auto.
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.
Seguindo essas dicas, a lâmpada super branca é permitida e você pode usá-la no seu carro sem medo de ser multado, nem comprometer a sua segurança e a dos outros. Lembre-se: o mais importante é respeitar as leis de trânsito e dirigir com responsabilidade.
Todos os veículos, a partir de 1º de janeiro de 2021, devem permanecer com os faróis de fábrica. Assim, atualmente, somente é permitido o uso de farol de LED em veículos que vieram de fábrica com essa opção, ou que realizaram a troca dos faróis e legalizaram a mudança antes de 2021.
Há ainda uma razão objetiva para o uso do LED: ele é mais econômico e pode ser mais eficiente que as tradicionais lâmpadas alógenas. é considerada como modificação do veículo e passou a ser proibida a partir de janeiro de 2021.
Assim, devem ser considerados REPROVADOS os veículos leves que não apresentarem pneus com desenhos da banda de rodagem iguais no mesmo eixo e também devem ser considerados REPROVADOS os veículos pesados que não apresentarem pneus com desenhos da banda de rodagem iguais no(s) eixo(s) direcional(is).
Como saber se o pneu está bom para passar na vistoria?
Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.
É proibido usar pneus reformados em determinadas posições e veículos. Segundo a Resolução Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, os ônibus e micro-ônibus não devem utilizar pneus reformados no eixo dianteiro. Da mesma maneira, pneus com irregularidades, como trincas ou deformações ficam proibidos.
Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em algumas situações, a vistoria de saída pode ser considerada abusiva, sobretudo quando existe uma cobrança financeira ou por reparos relativos a problemas que já haviam durante a entrada do locatário.
Falta de equipamentos obrigatórios ou seu mau funcionamento; Alterações não autorizadas na estrutura do veículo; Indícios de adulteração do chassi ou do motor; Condições gerais do veículo que comprometam sua segurança ou legalidade.