O Zé Pelintra também é comumente incorporado em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil. Nessa religião, é considerado parte da linha de trabalho dos malandros. O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas.
Só que hoje, como guia espiritual, Zé Pilintra é uma entidade muito adorada e respeitada pelas pessoas, principalmente pelos umbandistas, porque ele traz todo aquele trejeito característico da malandragem.
Zé Pilintra Zé Pelintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente incorporado em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.
Quem incorpora Zé Pelintra na CDO é o Cristian, que chamam de Cris, pai de santo do terreiro. Cris é um homem alto e magro, na casa dos 40 anos, charmoso.
O padroeiro da malandragem, dos bares e dos jogos, Zé Pelintra, ganhou um dia todinho para chamar de seu no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (7), é comemorado oficialmente o primeiro Dia do Zé Pelintra, aprovado no ano passado com a Lei nº 7.549, que é de autoria do vereador Átila Nunes.
Zé Pelintra acabou indo morar no Rio de Janeiro, onde se encaixou muito bem na boemia carioca. Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.
Nomes masculinos: Zé Pilintra, Zé da Luz, Zé Malandro, Camisa Preta, Zé do Coco, Sete Navalhas, entre outros. Os malandros gostam de receber suas oferendas em encruzilhadas, morros de favela e pés de coqueiro.
Resumo. As entidades da umbanda fazem parte de seres espirituais com características únicas, entre esses seres encontra-se Zé Pelintra, uma entidade cercada por peculiaridades, descrito como malandro, apreciador de bebidas e jogador de carteado, uma entidade negra que recebe várias interpretações.
Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.
É um espírito protetor das crianças e também é considerado o orixá da traquinagem, brincadeira e diversão. Conhecido como um espírito bondoso e divertido, Zé Pilintra é frequentemente invocado para ajudar a proteger crianças e jovens, bem como para trazer alegria e diversão à vida das pessoas.
Malandros, também chamados Pernambucanos, são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra. Zé Pretinho, um representante da falange dos Malandros.
A Linha dos Malandros na Umbanda tem como regência principal Pai Ogum e Pai Oxalá, isso significa que eles são grandes ordenadores e direcionadores da fé, da fé em si mesmo, da fé diante das adversidades, da fé em acreditar que independente do que aconteça a vida vai melhorar, os problemas ficarão pra trás e tudo vai ...
Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.
Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.
Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco. Um negro forte e ágil, bom amante, que gostava da jogatina e das bebidas e nunca fugia de uma pendenga.
Existem algumas teorias sobre porque Maria Navalha matou Zé Pilintra, e por causa da sua fama de malandro, algumas dessas histórias estão ligadas à infidelidade.
O dia 07 surge porque o número possui diversos simbolismos, tanto para religiões de matriz africana, sendo um dia relacionado a Exu, quanto para o próprio Zé Pelintra.
Em 2022, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro instituiu na cidade o Dia do Zé Pelintra, que será comemorado oficialmente pela primeira vez neste 7 de julho, sexta-feira. Zé Pelintra é uma entidade espiritual adotada pela Umbanda, mas que surgiu no Catimbó, crença de origem nordestina.
Como firmar a guia do seu Zé em casa vamo lá, aqui no nosso centro, quem firma as guias são os próprios guias. É por exemplo, é. tem uma guia de Zé Pilintra, você vai levar pro seu Zé, firmá la pra você, ele vai colocar no altar, lá ele vai colocar o axé dele.