O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens ou enfatizar (destacar) passagens de textos.
O travessão (–) é um sinal de pontuação representado por uma barra na horizontal cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar passagens de texto.
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (--) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos.
Qual o ponto que indica que alguém vai falar em um diálogo?
Que sinal de pontuação indica um diálogo no texto? Existem duas formas de marcar seus diálogos. Com aspas, que é mais comum na língua inglesa e o travessão, que usamos na língua portuguesa. Não existe uma regra sobre qual usar.
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens ou enfatizar (destacar) passagens de textos.
O ponto de exclamação também é usado como uma pausa ao final de uma frase para indicar o encerramento dela; porém ele indica um tom de ênfase emocional, como surpresa, alegria, raiva, entre outras emoções fortes expressas pela entonação no enunciado.
Para assinalar um discurso direto dentro de outro discurso direto, o segundo diálogo deve ser assinalado com aspas. Nesse caso, caso haja uma oração intercalada com verbo dicendi ou sentiendi, esta oração fica fora das aspas, entre vírgulas ou vírgula e ponto final.
Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.
Ponto de interrogação é um sinal de pontuação representado pelo símbolo (?), que é utilizado quando queremos fazer uma pergunta ou para tirar alguma dúvida.
O ponto final é aquele que encerra o texto de fato. Ele vem depois do último e derradeiro período de uma produção textual. Depois dele, não há mais nada.
Qual o sinal de pontuação que indica que alguém está falando?
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.
O que significa quando a pessoa responde com um ponto?
O uso do ponto final é um exemplo disso. Quando o sinal aparece em uma mensagem de texto, ele é percebido como uma característica excessivamente formal. Então, quando alguém encerra uma mensagem com um ponto final, é como se o indivíduo estivesse falando formalmente em uma mesa de bar com os amigos.
Usos tradicionais das aspas em português e o uso delas com o travessão. Em língua portuguesa, quando se trata de diálogos, as aspas podem demarcar os pensamentos da personagem ou a menção de fala de uma outra pessoa dentro do discurso direto.
A naturalidade na fala dos personagens é uma característica do discurso direto. Assim como o uso do travessão, que indica que virá uma fala, ainda na mesma linha do texto.
Elas indicam interrupção de pensamento, incerteza ou algum tipo de sugestão. As reticências possuem caráter sugestivo. Ouça o texto abaixo! Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão.
Veja, então, como pontuar corretamente seus diálogos: TRAVESSÃO: diferentemente da língua inglesa, que pontua diálogos com aspas, na língua portuguesa inserimos os diálogos com o travessão. Eles aparecem no início da fala e também para separá-la do discurso indireto, ou seja, quando entra a voz do narrador.
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
O que devemos fazer para indicar que alguém está falando algo em um texto?
As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.