O porcelanato retificado é uma prova de como as cerâmicas evoluem ao longo dos anos. Com bordas retas, o produto precisa de menos rejunte, já que permite um assentamento com juntas mais finas. Portanto, esse é um tipo de porcelanato que deixa projetos residenciais, comerciais e corporativos mais bonitos.
O que é junta seca? A junta seca nada mais é que uma técnica para instalar ou assentar seu piso sem rejuntes. É isso mesmo! Basicamente, você encosta as peças de cerâmica ou porcelanato umas nas outras.
Quais revestimentos para piso não precisa de rejunte?
“Monolítico” significa pedra de grandes proporções ou um monumento de uma única pedra. Então, como o nome sugere, esses pisos têm por característica apresentar uma única camada, ou seja, um piso sem rejunte ou emendas.
Seu uso é indicado para pastilhas, porcelanato, vidro e cerâmica, e, por ser mais resistente a umidade, ele permite a impermeabilização de todo o ambiente, podendo ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas.
A ausência de rejunte pode permitir que a água se infiltre nas paredes e pisos, causando não apenas interrupções de material como também problemas estruturais a longo prazo. Essas infiltrações são frequentemente acompanhadas de fissuras que, podem não ser tratadas, expandir-se e comprometer a integridade da construção.
O que é junta seca? A junta seca é uma técnica de assentamento de pisos e revestimentos que consiste em eliminar completamente o espaçamento entre as peças cerâmicas. Isso significa que não há espaço visível entre os azulejos ou placas, resultando em uma superfície lisa e contínua.
Essa ferramenta funciona de modo anatômico e é bem-simples de usar. A principal característica desse removedor de rejunte é a lâmina de tungstênio, utilizada para fazer a raspagem e a remoção do componente. Basta posicionar o raspador na junta e percorrê-la com a lâmina.
Já o rejunte hibrido é disponibilizado em um tubo onde os dois componentes se misturam no bico de forma simples e automática, enquanto é aplicado com uma pistola aplicadora, sem necessidade de uma mistura manual. Desta maneira, misturar de forma incorreta os componentes do rejunte não será mais um problema.
De fato, o porcelanato retificado pode ser um pouco mais caro quando comparado com outros modelos. No entanto, é preciso considerar o custo-benefício do acabamento e que sua durabilidade pode ser grande.
Qual a diferença do porcelanato para o porcelanato retificado?
A diferença entre eles, no entanto, está no processo de fabricação e acabamento. Enquanto o porcelanato é produzido com uma massa mais refinada e é mais resistente, o retificado passa por um processo de retificação para garantir bordas perfeitas.
O porcelanato retificado, também chamado “borda reta”, é uma opção diferenciada que traz um toque especial à sua casa. Esse piso porcelanato tem acabamento sem bordas, devido a um processo extra, que deixa o acabamento lateral da peça reto.
O porcelanato retificado é uma prova de como as cerâmicas evoluem ao longo dos anos. Com bordas retas, o produto precisa de menos rejunte, já que permite um assentamento com juntas mais finas. Portanto, esse é um tipo de porcelanato que deixa projetos residenciais, comerciais e corporativos mais bonitos.
Ao escolher produtos de limpeza para o porcelanato polido, evite produtos químicos agressivos, como ácidos ou alvejantes, que podem danificar o acabamento e o brilho.
Pode colocar porcelanato líquido em cima de cerâmica?
O Porcelanato Líquido pode ser aplicado sobre diversos tipos de materiais como, por exemplo, o metal, revestimento de pedras em geral, cerâmica, azulejo, contrapiso, concreto e cimento queimado.
Nunca aplique um rejunte novo sobre um velhos para tapar buracos. O ideal é sempre antes fazer a remoção completa do rejunte velho para então seguir com a nova aplicação.
Para limpar o rejunte de porcelanato, use um borrifador para aplicar vinagre branco puro em toda a superfície. Deixe agir por cerca de 20 minutos e, depois desse tempo, é só retirar o produto com uma esponja ou pano úmido.
Como o próprio nome diz, o raspador de rejunte serve pra tirar o excesso dessa massa que é tipo uma cola pra parede e pro piso! O uso mais comum da ferramenta é pra limpar os azulejos e as cerâmicas usadas numa obra.
Em geral, essa medida pode variar de 1 a 10 mm, mas em algumas situações pode chegar a até 5 cm. As juntas de assentamento em fachadas devem ter espessura iguais às dos pisos.
Qual é a argamassa ideal para porcelanatos? A argamassa indicada para porcelanato pode ser tanto a ACII quanto a ACIII (D e E). No entanto, existem alguns cuidados especiais em cada uma das opções. Vale lembrar que o tipo ACI nunca deve ser utilizado para o assentamento de porcelanato.
Caso contrário, sem o rejunte, fica um oco entre uma peça de revestimento e outra. Assim, a área pode juntar água e sujeira, além de favorecer o aparecimento de bactérias, fungos e outros microrganismos. Ou seja, o rejunte de piso serve para preencher o espaço e impedir que esses problemas aconteçam.
Tudo está relacionado à capacidade de absorção do material e isso é medido pela sua porosidade: quanto mais poroso, mais líquido irá absorver. E é justamente essa entrada de água no interior da massa que aumenta as chances do desplacamento.