1. Praia de Boa Viagem - Recife (PE) A praia da Boa Viagem é a que tem maior quantidade de ocorrências com tubarões no Brasil. Boa Viagem, a praia urbana mais famosa de Recife é a que lidera os registros de ataques de tubarões no Brasil, desde 1992 já foram registrados mais de 60 ataques.
Segundo Otto Gadig, especialista em tubarões e professor de biologia marinha na Universidade de Santa Cecília, em Santos, no litoral paulista, as aparições do tubarão-branco, também chamado anequim no Brasil, podem ser tanto em mar aberto como em áreas costeiras.
A Praia de boa viagem é linda, cheia de piscinas naturais, certamente uma das mais belas praias urbanas. P.S. As piscinas são cercadas por arrecifes e rasinhas, não havendo perigo de ataques de tubarão!
New Smyrna Beach, Flórida: situada no litoral nordeste da Flórida, a praia de New Smyrna Beach tem o maior número de ataques de tubarão por ano no mundo inteiro.
"Há várias espécies na região mas as responsáveis pela grande maioria dos acidentes são duas: Carcharhinus leucas, o tubarão cabeça-chata, e o tubarão-tigre, Galeocerdo cuvier. Ambas são espécies reconhecidamente agressivas que podem chegar a mais de 3m de comprimento e pesar centenas de quilos", explica o professor.
Ver um tubarão nadando em águas alagoanas não é um cenário comum aos banhistas, ainda mais se for em um trecho de água rasa, podendo causar medo em quem está próximo. E, no último final de semana, um desses raros avistamentos aconteceu na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
Fernando de Noronha, conhecido por suas paisagens paradisíacas, abriga a Praia do Sueste, um lugar onde o turismo é proibido. A razão? O local é refúgio para diversas espécies de tubarões, como o tubarão-tigre e o tubarão-limão, que estão sob ameaça.
A Praia de Boa Viagem, uma das mais centrais e famosas da capital pernambucana, é a que mais possui registros de ataques de tubarão, tendo registrado mais de 60 ataques e cerca de 25 mortes desde 1992.
Pernambuco tem 187 quilômetros de litoral e num trecho de 33 quilômetros na Região Metropolitana do Recife (RMR) há risco de acidentes com tubarões: entre os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, até a Praia do Farol, em Olinda.
Não entrar no mar se tiver consumido bebida alcoólica ou se estiver com algum sangramento. E o brilho de joias e acessórios com cores chamativas também pode atrair tubarões.
A Praia de Boa Viagem é própria para banho e, em alguns períodos de maré baixa, são formadas piscinas naturais com águas clarinhas e mornas, que são um convite para o banho, principalmente para crianças.
Mais ataques letais são atribuídos a ele do que a qualquer outro tubarão. Esta espécie é encontrada em oceanos temperados e tropicais. Grande tubarão branco, África do Sul. Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).
Hoje em dia os ataques são mais raros, porém as restrições permanecem. Segundo especialistas, os ataques de tubarão no litoral recifense são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões-tigre davam à luz.
Afasta-se de frente e bem lentamente, sem bater braços e pernas. Se ele vier para cima, reaja e grite para afugentá-lo e atrair pessoas. Acerte seus pontos fracos: ponta do nariz, guelras e olhos.
Os Estados Unidos lideram o ranking de ataques não-provocados de tubarões ao redor do mundo, com 36 casos registrados, mais da metade do total global. Em segundo vem a Austrália, com 15 casos.
Embora avistamentos possam ocorrer ocasionalmente, a probabilidade de encontrar um tubarão na área é extremamente baixa. A reputação de Porto de Galinhas como um destino de praia seguro e deslumbrante permanece intacta.
O litoral de Maceió tem formações recifais que são obstáculos naturais, além disso os recifes de coral são áreas com presença de cardumes de peixes e outros animais que são o alimento natural dos tubarões, o que pode manter os tubarões mais afastados nas águas rasas.
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.
Pode parecer pouco, mas é um número absurdo em relação a outros lugares do mundo. Só para você ter uma noção: a praia de Boa Viagem, em Recife – PE, que é conhecida pelos ataques de tubarão, registrou cerca de 70 ataques, com 24 mortes, desde 1992 – é uma baita diferença!
A espécie de tubarão analisada vive próxima à costa e não tem característica migratória. Isso leva os pesquisadores a acreditar que foram contaminados no litoral carioca.
Os banhistas podem aproveitar as praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), desde que estejam atentos às condições de marés, turbidez da água, o horário e presença de recifes.