O texto do profeta Isaías nos apresenta a profecia sobre o grande amor de Jesus, que iria se entregar, sofrer e morrer por nós na cruz do calvário e depois ressuscitaria.
O profeta Zacarias sabia que Jesus seria crucificado e, ainda assim, oraria por Seus inimigos (ver Zacarias 12:10). O mais importante é que os profetas da Bíblia ensinaram a mensagem de Deus de que Jesus Cristo ressuscitaria (ver Isaías 25:8) e que, graças a Ele, também ressuscitaremos (ver Isaías 26:19; Jó 19:26).
Por exemplo, Isaías profetizou: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53:4). “Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades” (Isaías 53:5). “Pela transgressão do meu povo ele foi ferido” (Isaías 53:8).
Por volta do ano 520 anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Zacarias foi um daqueles que levou a bandeira da esperança e da fé na vinda de um líder que pudesse trazer justiça e paz para o povo, agora, abatido, dividido e desorganizado diante da possibilidade de retornar à terra de Judá.
Que profecia fala de ressurreicao no terceiro dia?
Quais os profetas que profetizaram a vinda do Messias?
Isaías, um grande profeta do Velho Testamento, anunciou o nascimento iminente do Messias. “O mesmo Senhor vos dará um sinal”, ele declarou. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
O texto do profeta Isaías nos apresenta a profecia sobre o grande amor de Jesus, que iria se entregar, sofrer e morrer por nós na cruz do calvário e depois ressuscitaria.
Partindo desse princípio, os cristãos acreditam que em Isaías 7:14 está registrada a profecia de que o Messias nasceria de uma virgem, e que tal profecia se cumpriu na pessoa de Jesus de Nazaré, visto que o autor do evangelho de Mateus cita Isaías 7:14 na sua narrativa do nascimento de Cristo (Mateus 1:23).
Segundo estudos, há mais de trezentas profecias relacionadas a Jesus no Antigo Testamento, e os profetas não previram apenas onde Ele nasceria, ou de qual família viria, mas também como Ele iria morrer e como ressuscitaria ao terceiro dia.
Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação; e não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, decidiram matar Jesus.
Confira abaixo, 5 profetas que falaram sobre a vinda do Senhor Jesus ao mundo: 1 – O profeta Miquéias disse que o Senhor Jesus nasceria na cidade de Belém, na atual Cisjordânia (Miquéias 5.2).
Onde fala da ressurreição de Cristo no Antigo Testamento?
O texto mais claro do Antigo Testamento sobre uma futura ressurreição corpórea está em Daniel 12.2: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.” Tanto Jesus como Paulo confirmam este ensino no Novo Testamento (Jo 5.29; At 24.15).
(Moisés 6:50–52; ler também 53–61.) “E eis que agora te digo; Este é o plano de salvação para todos os homens, por meio do sangue do meu Unigênito, que virá no meridiano dos tempos”. (62).
E encontrando-se com o sepulcro vazio, desesperou-se, ansiando a presença de seu Senhor. É nesse momento que Jesus se faz presente, essa é a glória de Maria Madalena: receber a missão de Cristo Ressuscitado a missão de anunciá-lo, anunciar que o Messias venceu a morte e habita entre nós!
Jesus profetiza a sua morte quatro vezes no Novo Testamento, com as três primeiras levando à predição final de sua crucificação. Jesus e seus apóstolos. Afresco na Capadócia, Turquia.
Quem profetizou que Jesus ressuscitaria ao terceiro dia?
Logo após a solenidade da transfiguração, ao descer do alto monte, Jesus pediu a Pedro, Tiago e João que fizessem segredo daquele evento “até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos” (Mc 9.9). – Tenho um Senhor que antecipa com igual ênfase sua morte voluntária e seu retorno à vida.
O que o profeta Zacarias profetizou sobre o Messias?
Zacarias 10 contém a profecia de Zacarias de que o povo do Senhor seria disperso e depois reunido nos últimos dias. Zacarias 11 contém a profecia de que alguns dos judeus rejeitariam Jesus Cristo.