A hidroterapia ou fisioterapia aquática por sua vez, só pode ser oferecida por um fisioterapeuta e tem o objetivo de tratar lesões. Sendo assim, os exercícios são focado somente na área afetada e normalmente são bem mais leves.
A terapia aquática para reabilitação é do profissional de reabilitação. Seja ele, Fisioterapeuta, Terapeuta físico, Kinesiólogo, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psiquiatras ou Terapeutas Ocupacionais.
Quando está na água, o paciente se sente mais livre e seguro para realizar diversos tipos de movimentos, já que estão reduzidos os riscos de queda. Como resultado, a hidroterapia consegue ir mais longe do que a fisioterapia em solo.
De forma geral, o tratamento é indicado para quem sofre com dores crônicas, em particular da coluna (lombalgia, cervicalgia, hérnias de disco), pré e pós operatório de cirurgias ortopédicas, fraturas, traumas, contraturas, edemas, mobilidade limitada, fraqueza muscular, flexibilidade comprometida, disfunções posturais ...
Qual a diferença entre hidroginástica e hidroterapia?
A hidroterapia, é a terapia realizada na água, orientada por um fisioterapeuta, e a hidroginástica é uma atividade física realizada na água, orientada por um educador físico. A única semelhança entre elas é que ambas são realizadas em uma piscina.
Você não poderá fazer hidroterapia nestes casos: Qualquer tipo de ferida aberta; Resfriado, gripe e rinite alérgica; Micoses ou qualquer outra doença de pele; Menstruação; Dor ao urinar.
Quais patologias podem ser tratadas com hidroterapia?
As patologias mais comuns que podem ser tratadas por meio da hidroterapia são: cervicalgias, lombalgias, bursites, artrose, AVC, hérnia de disco, paralisia cerebral, fraturas, luxações, entre outros.
Alguns exercícios que podem ser realizados na hidroterapia são bad ragaz, relaxamento aquático integral e Halliwick, por exemplo, os quais devem ser orientados por um fisioterapeuta com experiência nesse tipo de terapia.
O tratamento é realizado por um fisiote- rapeuta, geralmente pós-graduado em hidroterapia. “Hidro- terapia e Hidroginástica são duas atividades claramente dis- tintas, ainda que os objetivos de ambas sejam processados através da exercitação física no meio aquático.
A hidroterapia é conhecida também como fisioterapia aquática ou aquaterapia, e é uma técnica terapêutica que utiliza as propriedades da água para a reabilitação física, por meio de medidas, profundidades, temperaturas e pressões diferentes.
Acreditamos que piscina ideal para hidroterapia seja a de formato retangular, pois esse formato é o que proporciona um maior aproveitamento do espaço para a realização das atividades terapêuticas. Deve possuir fundo removível para que a profundidade seja ajustada de acordo com a altura do paciente.
A média salarial do cargo de Fisioterapia Aquática (Brasil) é de R$ 3.352 por mês. As estimativas de salários têm como base 1 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Fisioterapia Aquática nessa localização (Brasil).
Conclusão: a hidroterapia é um tratamento eficaz e alternativo no tratamento não farmacológico de hipertensão arterial. Palavras-chave: Pressão Arterial. Hidroterapia. Exercícios.
Contudo temos as contraindicações, devemos estar atentos em alguns quesitos como: Lesões ou problemas dermatológicos, micoses e infecções genitais; Pacientes com cateteres e sondas; Cardiopatias graves; Incontinência urinária ou fecal; Capacidade vital reduzida; Febre alta; Doenças sistêmicas; Hipotensão e hipertensão ...
Quais são os benefícios da hidroterapia? Essa técnica terapêutica é amplamente utilizada para a redução da dor. Isso porque a imersão em água quente ou em temperatura ambiente pode ajudar no relaxamento dos músculos e melhoria da circulação sanguínea, aliviando dor crônica, inflamação e rigidez muscular.
Quantas vezes por semana é ideal fazer hidroginástica?
Graças à ação do empuxo da água sobre o corpo, quanto mais submerso, menor serão o peso e impacto nas articulações. Para resultados mais eficazes, a periodicidade ideal é de pelo menos três vezes por semana, com nível da água na altura dos ombros (nessa altura tem-se uma diminuição de até 90% do peso corporal).
O Bacharel em Educação Física pode atuar em diversas áreas, com exceção da carreira de professor em instituições de ensino, exclusiva do licenciado. Ele pode atuar em: academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas e etc.
Durante as sessões de hidroterapia, os pacientes ficam imersos em uma piscina aquecida. Dentro da água, eles realizam movimentos orientados por fisioterapeutas para fortalecer os músculos, relaxamentos, diminuir as dores e promover o bem-estar.
A reabilitação por meio da hidroterapia também traz outros benefícios para os pacientes como a diminuição da dor durante os exercícios, melhora a respiração, sistema cardíaco e oferece o relaxamento muscular, sendo indicada para idosos, pacientes obesos ou com alguma limitação motora causada por condições adversas.
A hidroterapia ou fisioterapia aquática é uma modalidade terapêutica que promove diminuição da dor, relaxamento, fortalecimento muscular e conscientização corporal.