Para os católicos, eles são exemplos de vida e, na hora da oração, muitas vezes caminhos para que as preces cheguem a Deus. Com imagens, folhetinhos, promessas, rezas específicas e romarias, os santos são uma das facetas mais populares da Igreja Católica.
Homenagem aos sagrados. O dia de todos os santos é uma festa de religiões dentro do cristianismo, principalmente a religião católica, comemorada no dia 1 de novembro, mas que também contempla a fé dos católicos ortodoxos e pelos umbandistas.
A Igreja católica pratica a veneração dos santos. Os modelos de fé canonizados ao longo da história da Igreja são vistos como mediadores para interceder junto a Deus a favor do crente.
Isto é, eles não podem interceder por nós junto a Deus. Maria, Pedro, Paulo, João e tantos outros que estiveram com Jesus ou foram grandes nomes do cristianismo mais tardio não receberam de Deus o papel de ser intercessor, no sentido absoluto do termo.
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são Pentecostais do Nome de Jesus, Testemunhas de Jeová, Adventistas Unitários, Adventistas Bereanos La Luz del Mundo e Iglesia ni Cristo; embora existam vários outros grupos menores, incluindo Cristadelfianos, Ciência Cristã, Dawn Bible Students, Living Church of God, ...
Não é o que os católicos fazem. A Igreja Católica nunca afirmou que devemos “adorar” as imagens dos santos, mas as venerar, o que é muito diferente. A imagem é um objeto que apenas lembra a pessoa ali representada; o ídolo, por outro lado, “é o ser em si mesmo”.
Os santos são exemplos a serem imitados. Por isso os veneramos e, com eles, a suas imagens. Na verdade, eles nos ensinam os caminhos da santidade nesse mundo, e suas vidas nos apontam exclusivamente para Aquele que é o único que merece nossa adoração: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Maria, mãe de Jesus, foi aquela que acolheu e amou a Palavra de Deus, que carregou em seu seio a Palavra viva, que fez a grande experiência do amor e da fidelidade de Deus, por meio de Jesus Cristo. Como mãe e mestra dos primeiros Apóstolos ela é também mãe de todos nós, por pertencermos à família redimida de Cristo.
Em tese, os evangélicos são contra festas juninas porque a cerimônia homenageia santos católicos (São João, Santo Antônio e São Pedro), que não são cultuados por famílias evangélicas. Alguns adaptam o festejo com outros nomes como "festa da colheita” e “festa da tradição” para atribuir outro significado.
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
O culto aos santos é por isso um louvor a Deus, mesmo que não seja somente a causa exterior, mas também a realidade intrínseca do aperfeiçoamento do homem.
–, a mais antiga provavelmente é o hinduísmo, seguido por cerca de 1,3 bilhão de pessoas (15% da população mundial). Os primeiros textos sagrados datam de 1500 a.C., o que os torna 500 anos mais velhos que os trechos mais ancestrais do Velho Testamento.
Por que as igrejas protestantes não possuem imagens de santos?
A crítica às imagens de santos é derivada à do culto aos santos. O protestantismo sempre viu com desconfiança a representação em pinturas ou esculturas com medo de que elas fossem tomadas como ídolos, ou seja, de que os fiéis atribuíssem à escultura ou à pintura a ação que só pode ser de Deus.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
São Basílio o Grande, São Gregório de Nissa, São Cirilo de Jerusalém e São João Crisóstomo nos lembram que as relíquias dos mártires “estão cheias de graça espiritual”, que até seus túmulos estão cheios de uma “bênção especial . ” Esta prática patrística ainda continua hoje, e pessoas de todo o mundo visitam igrejas ...
O que os evangélicos acham de Nossa Senhora Aparecida?
A fé evangélica não admite a veneração de santos, equiparada à idolatria. Para esse segmento cristão, o único mediador da humanidade com Deus é Jesus Cristo. Fiéis poderiam, então, admirar Maria e outros nomes canonizados pela Igreja Católica, sem lhes atribuir santidade.
Jesus, também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século. É a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus.
Como uma manifestação de Deus, o cristianismo evangélico coloca uma grande ênfase na pessoa de Jesus Cristo. Assim, os evangélicos veem o "cristianismo" não como uma religião, mas como um relacionamento, que consiste essencialmente em uma "relação de compromisso" com Jesus Cristo como o único caminho para Deus.
O culto aos santos é lícito, pois até mesmo a Sagrada Escritura atesta isso, quando a Virgem Santíssima, em seu canto Magnificat, afirma: “Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada" (Lc 1,48) e o próprio Jesus Cristo por diversas vezes se refere às pessoas como sendo “bem-aventurados, felizes".
Somente Deus pode ser o objeto de nossa adoração. Para os cristãos, trata-se do Deus trinitário e, portanto, as três pessoas da Santíssima Trindade as quais somos convidados a adorar: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
A Igreja Católica baseia sua crença no dogma da comunhão dos santos e na passagem bíblica "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens" (Primeira Epístola a Timóteo, capítulo 2, versículo 1).
No caso dos santos, Deus quer que os inferiores sejam ajudados por todos os superiores, por isso, é conveniente orar a todos os santos, não importa o que achamos ou sabemos sobre sua “posição” no Céu.
— Não adore outros deuses; adore somente a mim. — Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses.