O único medicamento disponível no mercado brasileiro é o Zoladex® – acetato de Gosserrelina. Laboratório ASTRAZENICA. Para a mesma finalidade, inibidor de hormônio masculino análogo do GnRH pode ser usado o leuprorrelina, nome comercial Lupron®, produzido pelo laboratório Abbott.
“Esse medicamentos, indicado para o tratamento de câncer pelo seu médico de confiança, tem cobertura obrigatória por todo e qualquer plano de saúde e não importa qual é o tipo de plano de saúde que você tem”, afirma o advogado Elton Fernandes, especialista em planos de saúde.
Zoladex é indicado para controlar o desenvolvimento de tumores, como câncer de mama e câncer de próstata, e em doenças como endometriose e leioma uterino. Este medicamento necessita de prescrição médica e não deve ser utilizado sem recomendação.
Acetato de Gosserrelina 10,8 mg é indicado para: Controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal; Controle da endometriose, com alívio dos sintomas, inclusive da dor, e redução do tamanho e do número das lesões endometriais; Controle de leiomioma uterino, com redução do tamanho das lesões, melhora do ...
O medicamento Zoladex deve ser fornecido pelo plano de saúde ainda que não conste no rol de procedimentos da ANS, pois havendo cobertura para a doença não existe possibilidade de negar coberta ao medicamento necessário ao tratamento do paciente.
No entanto, apesar deste remédio de alto custo não fazer parte das políticas públicas, é possível obter o medicamento através do SUS. Isso porque, se o médico que lhe assiste, prescreveu o tratamento com o medicamento, o SUS deve fornecer.
O ZOLADEX é injetado, por via subcutânea, na parede abdominal. A aplicação do ZOLADEX pode ser realizada com ou sem anestesia local (pomada anestésica). A barriga pode inchar e/ou ficar dolorida no local onde foi aplicada a injeção de ZOLADEX. Mas, varia muito de mulher para mulher, sendo que algumas sequer sentem dor.
Em homens, por volta do 21º dia após a primeira injeção do depot, as concentrações de testosterona são reduzidas a níveis de castração e permanecem suprimidas com o tratamento contínuo a cada 28 dias Page 4 4 (ZOLADEX 3,6 mg) e com o tratamento a cada 3 meses (ZOLADEX LA 10,8 mg).
Todas as marcas nesta embalagem são propriedade do grupo de empresas AstraZeneca. Via de administração: subcutânea abdominal Leia estas 'Instruções de uso' cuidadosamente. ZOLADEX é administrado através de injeção subcutânea.
No início do tratamento com ZOLADEX, algumas mulheres podem apresentar sangramento vaginal de duração e intensidade variáveis. Tal sangramento representa, provavelmente, supressão do estrógeno e espera-se que o sangramento pare espontaneamente.
Quais as indicações do FULVESTRANTO ? O FULVESTRANTO está indicado para o tratamento do câncer de mama que expresse receptores hormonais (estrogênio/progesterona) no cenário metastático. Pode ser usado isoladamente ou em associação com inibidores de aromatase ou com inibidores de ciclinas.
Zoladex® é um medicamento que possui como princípio ativo o acetato de gosserrelina, um inibidor da liberação do hormônio luteinizante (LH) pela glândula hipófise. Esse hormônio desempenha importante função associada ao sistema reprodutivo, e Zoladex® foi desenvolvido para ajudar nesse controle hormonal.
Análogos do LHRH (Hormônio Liberador de Hormônio Luteinizante): Esses medicamentos bloqueiam um hormônio produzido pelo cérebro, responsável por controlar a produção ovariana de estrogênio. Dessa forma, induzem na paciente um estado de menopausa. As drogas mais comuns são: Goserelina (Zoladex) e Leuprolide (Lupron).
Adultos: um depot de liberação prolongada de Zoladex LA 10,8 Mg injetado por via subcutânea na parede abdominal inferior a cada 12 semanas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): alterações no humor, depressão, parestesia (sensação de adormecimento, formigamento localizado), dor de cabeça, pressão sanguínea alterada, irritação na pele (lesões na pele com vermelhidão), alopecia (queda de cabelo), artralgia (dor nas ...