A investigação apontou que a velocidade média ideal para caminhar deve ser superior a 4km/h, rapidez que seria suficiente para reduzir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2. Os resultados ainda sugerem que cada 1 km/h adicionado à velocidade média diminui as chances de ter a doença metabólica em mais 9%.
A caminhada fácil ou casual foi definida como menos de 3,2 quilômetros por hora. O ritmo médio ou normal foi definido como 3,2 a 4,8 quilômetros por hora.
Em média, corredores iniciantes devem buscar a marca de 7 minutos a cada quilômetro percorrido, enquanto os mais experientes costumam focar na meta de 5 minutos ou menos por quilômetro.
Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), para um adulto saudável o aconselhável é caminhar a uma velocidade que oscile entre os 4,8 km/h e os 6,4 km/h.
Qual o batimento normal do coração durante exercício?
Exemplo: se a mulher tem 30 anos, a frequência cardíaca máxima no exercício será 226 - 30 = 196 bpm; Homens: 220 - idade. Exemplo: se o homem tem 30 anos, a frequência cardíaca máxima no exercício será 220 - 30 = 190 bpm.
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença.
Extensão – Em relação à extensão, a média usada na fórmula é de 5 km por hora. Imaginemos que essa trilha será feita por um caminhante padrão e que o primeiro trecho tem 3 km de extensão. Esse número, dividido pelos 5 km/hora da fórmula, dará 36 minutos para a variável extensão.
A velocidade média da marcha por idade é 1,4-1,5 m/s para pessoas de 20-40 anos, 1,2-1,4 m/s para pessoas de 50-60 anos, 1,1-1,3 m/s para pessoas de 70 anos e 1 m/s para pessoas acima de 80 anos.
De acordo com a pesquisa, a velocidade ideal para chegar à combinação de longevidade com qualidade de vida varia entre 5 e 7 km/h - um pace que gira entre 8,5 e 12 minutos por km.
A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.
Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.
Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro. Se levar 50 minutos para percorrer 10 km, o ritmo é de 5 minutos.
As principais diretrizes de saúde recomendam a prática de pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana, ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa. Isso equivale a cerca de 30 minutos diários de caminhada moderada, cinco vezes por semana.
Ajuda a queimar calorias, o que pode contribuir para a perda de peso ou manutenção de um peso saudável. Também pode melhorar a composição corporal ao aumentar a massa muscular magra.
Quanto tempo a caminhada começa a fazer efeito no corpo?
“Estudos indicam que após 30 minutos de caminhada moderada, o corpo começa a liberar endorfinas, que melhoram o humor. Com duas semanas de caminhada regular, é possível observar melhorias na saúde cardiovascular e no condicionamento físico”, conta Andrea.
Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias. Andando vários dias essa mesmo distância a pessoa inicia a perda de peso. Para caminhar e perder peso, a pessoa deve tentar dar o maior número de passos no decorrer do dia.
A caminhada rápida é uma atividade aeróbica de intensidade moderada. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma atividade aeróbica de intensidade moderada é qualquer movimento que faça a pessoa suar e eleve os seus batimentos cardíacos.
Quando o coração acelera, ele encurta a diástole. Assim, o órgão envia menos sangue para o corpo, causando cansaço e desmaios. Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.
Qual o batimento cardíaco normal durante uma caminhada?
De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), durante o exercício, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% e 85% do valor máximo, levando em consideração a idade. Ou seja, uma pessoa de 20 anos deve manter os batimentos cardíacos entre 100 bpm e 170 bpm.
A frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante o treino é de 60 a 75% da frequência cardíaca (FC) máxima, que varia de acordo com a idade, e que pode ser medida com um frequencímetro.