Uma flor muito conhecida e cultivada em diversas casas e varandas mundo afora, o Gerânio floresce praticamente o ano todo, principalmente em lugares com bastante incidência solar. É uma espécie muito fácil de cultivar, perfeita para quem está começando a se aventurar na jardinagem, sendo necessário regá-la diariamente.
Para que a floração dê certo a roseira precisa de uma boa dose de fósforo. A casca de banana pode ser muito útil nesta hora, uma vez que o resíduo é rico em fósforo. Você pode enterrar cascas de bananas picadas próximo à roseira, sem encostar no caule.
Após algumas semanas, os botões começarão a aparecer. A colheita vai depender da espécie plantada. As roseiras remontantes podem florescer várias vezes no mesmo ano, enquanto as não remontantes florescem apenas num período de um a dois meses por ano.
Deixe seu jardim mais alegre com lindas flores. O mês de setembro chegou, o inverno começa a se despedir e a dar lugar à primavera. Na estação mais colorida do ano, as flores são a principal atração, especialmente as rosas, a mais popular de todas.
A Helicônia é uma planta tropical que produz flores espetaculares e ornamentais, amplamente utilizada por paisagistas, pois tem a característica de florescer durante o ano todo. Esta planta produz muitas inflorescências, sempre pendente seu comprimento pode variar de acordo com o número de flores no caule.
É uma planta perene, ou seja, dura para sempre, desde que seja bem cuidada. Roseiras são plantas desafiadoras por sua imensa variedade, o que as faz serem desejo de colecionadores, pois há muitas diferentes entre si. O fato, entretanto, pode dificultar um pouco a versão de cada cultivo.
Petúnias. Petúnias estão entre as mais versáteis e bonitas plantas resistentes ao sol para jardim. Isso porque a flor possui uma enorme variedade de cores, o que facilita criar combinações com a paleta do seu jardim. Entre as cores, estão rosa, roxo, vermelho, amarelo e até branco.
Thunbergia (Thunbergia grandiflora): A thunbergia, também conhecida como tumbergia, é uma planta encantadora que presenteia o jardim com suas flores delicadas ao longo de todo o ano.
Para ter plantas e flores o ano todo, o ideal é cultivar aquelas espécies que florescem no decorrer de todo o ano, combinadas com as que florescem dependendo da época do ano, ou seja, primavera, verão, outono e inverno, assim garantimos a alegria das cores em todas as estações.
Os principais cuidados são escolher um recipiente que comporte o crescimento das raízes da roseira e aplicar adubo líquido a cada 15 dias diretamente no solo. As roseiras precisam ficar em um local ensolarado (pelo menos de 6 a 7 horas diárias de incidência solar direta) e bem arejado.
Em regiões em que a temperatura varia entre 27oC e 30oC, como a de Americana, as regas devem acontecer ao menos uma vez por mês. Antes de atingir oito meses do plantio, as rosas devem ser regadas uma vez por semana. No caso das roseiras plantadas em vaso, a rega deve acontecer diariamente.
Lírios. Os lírios são considerados por muitos a flor mais bonita do mundo, com uma fragrância que contribui ainda mais para exaltar sua beleza. São igualmente flores bonitas para presentear, seja em aniversários ou simplesmente para demonstrar carinho com lindos arranjos.
As rosas gostam de bastante umidade, então, é recomendável realizar a rega diariamente. Mas tenha atenção, pois a água acumulada pode causar efeito reverso, apodrecendo as raízes. Um dica é fazer a rega no turno da manhã e perante sol pleno, garantindo, assim, que a água seja bem absorvida pelas plantas.
Ipomea púrpura: esta é uma das flores que crescem rápido, muito rápido. Entre o geminar e o florescer podem se passar somente dois meses. Jasmim: as flores de jasmim exalam um aroma inigualável, principalmente no cair da noite, o que pode ser sentido a metros de distância.
Planta anual. Algumas plantas sem semente podem ser também consideradas anuais, ainda que não floresçam. Exemplos de plantas anuais são o milho, a alface, o alho-porro, a couve-flor, o melão, a ervilha, a zínia, o girassol, a margarida ou o malmequer.
Ao comprar rosas, certifique-se de que procura boa qualidade - rebentos fortes e raízes bem ramificadas, por exemplo. A época de plantação das rosas é de meados de março a meados/fim de abril, em função das condições climáticas.