No ano de 1115, após cair do seu cavalo e quase morrer numa tempestade, Norberto se arrependeu e assumiu uma vida de penitência. Ordenado diácono e sacerdote no mesmo dia, ele peregrinou pelo país, pregando a Palavra de Deus, denunciando os abusos dos clérigos e reconciliando inimigos.
E que quando estava no caminho próximo a cidade de Damasco, viu um luz do céu que brilhava ao seu redor (versículos 3 e 4), então, neste momento ele caiu ao chão: " e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?". É neste termo "caindo por terra" que muita gente se engancha.
Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? " Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue." Atos 9:3-5 O que vemos aqui e que não há como negar é que Paulo realmente caiu e sobre isso não nos resta dúvida alguma.
Na imagem, São Jorge aparece montado em um cavalo branco, com uma uma lança, diante de um dragão cuspindo fogo. Hoje padroeiro em países como Inglaterra, Geórgia, Etiópia, Lituânia, Servia e Montenegro, ele é visto como um cavaleiro e como um santo guerreiro, ligado à superação.
Pois é, a expressão faz referência a uma grande discussão ou briga envolvendo muitas pessoas. A origem da expressão remonta às batalhas de muito antigamente, quando arrancar o rabo do cavalo do inimigo era visto como uma façanha digna dos maiores guerreiros.
Expressão que refere-se a uma pessoa fazer algo errado quando todos esperava um bom resultado. Que coisa! Todos esperava que Jota ia ganhar, ninguém espera que ele ia cair do cavalo.
No ano de 1115, após cair do seu cavalo e quase morrer numa tempestade, Norberto se arrependeu e assumiu uma vida de penitência. Ordenado diácono e sacerdote no mesmo dia, ele peregrinou pelo país, pregando a Palavra de Deus, denunciando os abusos dos clérigos e reconciliando inimigos.
Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
No ano de 303, o imperador publicou um edito considerado o marco da mais sangrenta perseguição aos cristãos. Jorge teria então doado todos os seus bens aos pobres e, apresentado-se a Diocleciano. Ali declarou sua fé em Cristo, rasgando o decreto. Acabaria torturado e morto por decapitação, segundo o texto do Vaticano.
Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.
“Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues? '.
17 O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. 16 Mas dizeis: Não; antes sobre cavalos fugiremos; portanto fugireis; e, sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; por isso os vossos perseguidores também serão ligeiros.
Paulo ficou três dias sem enxergar o mundo exterior porque estava sendo instruído pelo próprio Senhor. É um modo de dizer para que saibamos que ele não recebeu o Evangelho da boca de um homem, nem por meio de um homem, como ele mesmo o afirma, mas recebeu-o do próprio Jesus Cristo que lho revelou.
Era natural que, ao iniciar o seu apostolado entre os gentios, Paulo priorizasse o seu nome romano. Resumindo, Deus não mudou o nome de Saulo. O próprio Saulo é que, no propósito de melhor alcançar os gentios, usava o seu nome romano durante as suas muitas viagens.
Eles são símbolos de perseverança e da capacidade de enfrentar desafios com coragem e dedicação. Um quadro de cavalo pode inspirar a persistência e a busca pelos objetivos, lembrando-nos de nunca desistir. Conexão com a Natureza: Os cavalos são animais que possuem uma conexão íntima com a natureza.
Dentro da dimensão religiosa, do Candomblé e da Umbanda, “Cavalo” é o veículo com o qual o mundo espiritual se comunica com o mundo terreno; é a entidade, sem limites internos ou externos, portadora, na maior parte das vezes, de esperança, consolo e boas novas.
O fato tem sido muito questionado, mas as pesquisas arqueológicas têm contribuido para confirmar a tradição, deixando claro que Pedro foi martirizado a mando de Nero. Conta-se que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus.
São Jorge e o Dragão. Reza a lenda que São Jorge, a fim de salvar a princesa e seu povo de um opressor, lutou bravamente com um dragão e, por isso, o santo guerreiro simboliza a coragem, o destemor, bem como o poder do bem sobre o mal. Nesse caso, o dragão representa o diabo (o mal) e o santo um deus (o bem).
Santo Estêvão é chamado de Protomártir, foi o primeiro mártir de toda a história católica. Nos capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos encontramos um longo relato sobre o martírio de Estêvão, que é um dos sete primeiros Diáconos nomeados e ordenados pelos Apóstolos.
Tornou-se pequeno porque “caiu do cavalo”. Antes chamava-se “Saulo”, que quer dizer “ungido”. Ele sabia o significado do seu nome: e considerava-se o “próprio ungido”. Foi exatamente pelo orgulho espiritual que Saulo precisou “cair do cavalo” da sua autossuficiência.
“Cair do cavalo” é uma expressão popular que significa não ser bem sucedido em alguma atividade, quando se tinha certeza de bons resultados. A expressão pode ser usada como sinônimo de “frustrar-se”, “decepcionar-se”.
Você pode cair cem vezes na sua vida e sair apenas com alguns arranhões, mas, também pode cair apenas uma vez e ficar tetraplégico (como Christopher Reeve) ou até morrer. É um esporte perigoso onde "aprender a cair" é essencial para reduzir os riscos.