Oxalá é o Pai Maior, o mais respeitado de todos os Orixás. Representa, no sincretismo religioso, a figura de Jesus Cristo, ou o filho perfeito do Criador.
Mais velho, senhor de todas as possibilidades e Pai da Criação nas religiões de matriz africana, Oxalá é o mais respeitado entre todos os orixás. O pouco para ele se torna muito, não para si, mas para dividir com os outros.
Oxalá foi associado a Jesus Cristo. A história do sincretismo começa com a escravização dos africanos, pois foi nesse processo que as religiões dos povos negros foram proibidas, perseguidas e tiveram as suas práticas duramente punidas pelos europeus.
Por exemplo, entre as qualidades de Oxalá, Oxaguian (Oxalá jovem) e Oxalufan (Oxalá velho) são os mais conhecidos, de modo que a Adê de Oxaguian pode apresentar uma coroa com metal branco, enquanto que a de Oxalufan, uma coroa com franjas brancas.
Oxalufã (em iorubá: Òṣàlùfàn) ou Oxalufom (em iorubá: Òsàlúfón), Orixá africano cultuado em todo o Brasil por todas as religiões afro-brasileiras, identificado no jogo do merindilogum pelo odu ofum ou ejiocô e representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado ibá de ...
Os filhos de Oxaguiã não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões. Ao mesmo tempo são idealistas, defensores dos injustiçados, dos fracos e dos oprimidos. Frequentemente são Orgulhosos, sedentos de feitos gloriosos.
Na mitologia africana, OXALÁ é a divindade que representa o estado de liberdade e é muito significativo que ele, sendo o maior dos Orixás, tenha exatamente se preocupado que suas criaturas pudessem ter o livre-arbítrio.
Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
O pai de todas as cabeças, aquela que rege o branco, a pureza e sobriedade. Ele realmente é a fé que move montanhas. Nesse curso exclusivo para assinantes, você poderá conhecer mais sobre esse Orixá que tanto encanta nossos corações.
A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.
Para que o castigo durasse a eternidade, Oxalá fez de Logum Edé um orixá. Ossaim, filho de Nanã e irmão de Oxumare, Euá e Obaluaiê, era o senhor das folhas, da ciência e das ervas, o orixá que conhece o segredo da cura e o mistério da vida.
São sonhadores, os filhos de oxalá se apegam muito às pessoas e têm o sonho de tornar o mundo um local melhor para se viver. Com seu jeito calmo, escrupuloso e honesto, tentam pregar aos outros o que é certo e como isso pode contribuir para um mundo melhor.
Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.