A primeira Cerimônia do Jaleco da UNIVALE aconteceu no segundo semestre de 2016, marcando também a primeira turma de Medicina da Universidade. A Cerimônia do Jaleco é uma tradição dos cursos da área da saúde e na UNIVALE não seria diferente.
Quando acontece a Cerimônia do Jaleco em odontologia?
Solenidade marca momento especial na trajetória dos ingressantes, reunindo familiares, professores e autoridades. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará a Cerimônia do Jaleco do curso de Odontologia no dia 26 de Abril de 2024.
A Cerimônia Integrada do Jaleco é obrigatória e faz parte da formação acadêmica do aluno. Para par cipar da cerimônia, o aluno deverá atender às exigências de ordem legal e as orientações de caráter norma vo, discriminadas a seguir: 1.
Enfermagem para concursos | Saúde da Mulher com Liliane Augusto
Quanto custa a Cerimônia do jaleco?
Para credenciamento do aluno no evento junto com seus convidados, será necessário o pagamento da taxa de 70,00 reais via PIX ou pagamento na secretaria da instituição.
Quantas pessoas pode levar na Cerimônia do jaleco?
O jaleco é colocado no estudante por um familiar presente na cerimônia. DEVIDO A PANDEMIA E OS PROTOCOLOS , CADA ALUNO DEVERÁ LEVAR APENAS 1 CONVIDADO - PADRINHO OU MADRINHA .
A cerimônia tem como objetivo despertar no aluno o profissionalismo e comprometimento médico ainda no início da graduação. Para isso, os estudantes recebem um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades da área.
Os discentes podem, a partir da Cerimônia, usar a vestimenta – que é também um equipamento de segurança que o profissional usa para manusear instrumentos laboratoriais. Esse é o início dos primeiros passos práticos, quando o aluno poderá vivenciar a atuação de mercado da sua futura profissão ”, disse.
Na hora da jura, os calouros devem se vestir roupas brancas e o jaleco deve seguir as seguintes normas: O jaleco tem um significado muito importante nesta celebração, pois transmite transparência, responsabilidade e pureza por profissões que são baseadas em amor e cuidado com o próximo.
Mais de 50 acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Radiologia da Aupex Uniasselvi vão participar da Cerimônia do Jaleco neste sábado (23), que acontece no Rancho Timbé a partir das 19h.
“Ao vestir esse jaleco, / eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar minha profissão a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo a profissão da saúde de forma consciente e dedicada. / Respeitando a vida desde a concepção até a morte, / não ...
A Cerimônia do Jaleco não apenas simboliza a transição para uma nova etapa acadêmica, mas também reforça o comprometimento dos estudantes com os princípios da Psicologia: empatia, respeito e cuidado. Que esses jalecos sejam mais do que uma vestimenta, mas um lembrete constante do propósito que os une.
Solenidade marca momento especial na trajetória dos ingressantes, reunindo familiares, professores e autoridades. No próximo dia 26 de abril, a comunidade acadêmica do curso de Odontologia se reunirá para mais uma edição da cerimônia do jaleco voltada aos alunos ingressantes*.
Ideal para atendimentos em clínicas, consultórios, hospitais e centros de estética, é o mais escolhido, principalmente, pelos profissionais e acadêmicos das áreas de odontologia, biomedicina e estética, pelo fato de ser um modelo diferenciado e além de garantir o conforto, é sofisticado, tornando este jaleco ideal para ...
No geral, apenas o jaleco branco é visto como obrigatório entre as vestimentas para dentista (mesmo não sendo). No entanto, o ideal é optar pela sobriedade, pois você lida com um trabalho na área da saúde. Além de ajudar a manter uma imagem profissional, a roupa mais séria protege melhor o corpo.
Na cerimônia, os estudantes vestem pela primeira vez o jaleco, como o ato de uma transição para o universo da saúde. Em todos os semestres, depois da alegria de ter sido aprovado no vestibular, os novos acadêmicos passam por esse ritual.
O jaleco branco representa a pureza, higiene, assepsia e a responsabilidade que os profissionais da saúde assumem com seus pacientes e com a sociedade. Ele carrega consigo a simbologia do compromisso e da ética na prática médica.
A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.
“Falamos sobre biossegurança e sobre o cuidado na prática da profissão também. Essa cerimônia dá para o aluno o compromisso com o paciente, o compromisso de zelar pela vida, pela saúde do paciente”, pontuou Denia Rodrigues Chagas, coordenadora do curso de Enfermagem.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não adota nenhuma norma específica sobre o assunto, mas indica como boa prática da utilização do jaleco que ele seja usado apenas pelo médico que está no exercício da profissão. Se você não está trabalhando em uma instituição de saúde, não deve utilizar a peça.