Acesse a página da Anatel. No fim da página, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Digite o número do IMEI no campo destinado. Aperte em “Consultar” para verificar se há algum registro de impedimento no aparelho.
Você pode verificar o status do seu aparelho no site da Anatel. Para isso, tenha o código IMEI em mãos. O código IMEI é o número de identificação global do seu aparelho e significa International Mobile Equipment Identity.
Como visualizar o IMEI no site da Receita Federal?
Imprimir. Acesse o site http://www.nfe.fazenda.gov.br/, abra o menu "Serviços". Em seguida, clique em "Consultar NF-e Completa" e siga as instruções de preenchimento utilizando a chave de acesso, disponível no DANFE recebido com o pedido.
É só acessar a plataforma “Celular legal” da Anatel com o seu IMEI em mãos e consultar a situação do seu aparelho celular. Tudo muito rápido e você fica sabendo de tudo.
O IMEI é o código de identificação do celular. Com ele em mãos, é possível acessar as configurações do aparelho de forma remota e resolver uma série de problemas com o fabricante ou a operadora.
Ao ter o IMEI bloqueado, o aparelho celular fica impedido de se conectar às redes móveis. Sendo assim, quem roubou seu smartphone não consegue fazer ligações, enviar SMS ou utilizar internet móvel, visto que o dispositivo não conseguirá sinal 2G, 3G, 4G ou 5G.
Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.
ANOTE O IMEI - Não sabe qual é o IMEI do seu celular? É só digitar *#06# no seu telefone e anotar o número que aparece na tela. Essa sequência numérica também está impressa na caixa do celular. Depois, cadastre-se aqui no Alerta Celular e deixe seu aparelho mais seguro.
No caso da clonagem pelo IMEI, um código exclusivo do aparelho, a capacidade de fazer chamadas ainda permanece, mas a qualidade dessas ligações geralmente piora significativamente. Se você começar a experimentar interrupções frequentes ou dificuldades para acessar a caixa postal, pode ser um sinal de alerta.
Qual aplicativo para saber se o celular é roubado?
Você pode rastrear um celular roubado ou perdido por aplicativos como o Encontre Meu Dispositivo, para Android, ou o Buscar, para iPhone. A Samsung e a Xiaomi também oferecem opções próprias para fazer a verificação.
O bloqueio de IMEI (International Mobile Equipment Identity) impede que um celular perdido ou roubado acesse as redes móveis. No entanto, caso você recupere o aparelho, é possível desbloquear o IMEI para remover as restrições e voltar a utilizar o seu smartphone normalmente.
Um celular legítimo tem que ter nessa etiqueta os seguintes dados: número do IMEI, número de série, modelo, nome da operadora (ou BR caso seja desbloqueado), código de homologação da ANATEL e o CNPJ da fabricante. Já na caixa devem constar também o IMEI, Número de série, operadora e a frequência em que o celular opera.
O IMEI é o número de identificação do celular. Esse código de 15 dígitos pode ser encontrado na nota fiscal, na caixa original do dispositivo ou ligando para *#06# através do aparelho. Quando um celular é roubado, o dono do aparelho pode bloquear o IMEI através da operadora de telefonia ou com o boletim de ocorrência.
Acesse o site oficial da Anatel Consulte sua situação; Clique em "Consulte aqui o seu aparelho celular"; Informe o IMEI e clique em "Consultar"; Pronto!
Você saberá que seu telefone foi hackeado se perceber um comportamento estranho do dispositivo, como desempenho mais lento, superaquecimento, aparecimento de pop-ups ou aplicativos estranhos ou conexões de dados ruins. Uma combinação desses problemas é um sinal provável de que seu dispositivo foi comprometido.
O IMEI é considerado um número de série, e, dessa forma, não deve ser alterado pelo proprietário. De forma legítima, apenas a fabricante de um smartphone e suas assistências técnicas autorizadas podem alterar o IMEI de um celular, especialmente se houve algum reparo na placa principal.
Na bateria (se aplicável): se o seu dispositivo tem bateria removível, procure o número IMEI impresso sob a bateria. No adesivo na bandeja do cartão SIM (em alguns dispositivos). No teclado do telefone: ao digitar *#06# no teclado do telefone, o número IMEI será exibido na tela.
Se está adquirindo um e deseja saber se é um iPhone legítimo, esse número pode ser consultado nas configurações do dispositivo. Siga o caminho: Ajustes > Geral > Sobre. Dispositivos Apple originais também exibem o IMEI na embalagem, na bandeja do SIM e nas configurações do aparelho.
Um dos métodos mais eficazes é verificar o status de ativação do iPhone através do iCloud. Este processo envolve inserir o número de série ou IMEI do dispositivo no site oficial da Apple para verificar se o iPhone está vinculado a uma conta iCloud ativa.