Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.
Se a deficiência de ferritina não for grave, o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos ricos em ferro e em vitamina C (para melhorar a absorção do mineral). Em casos mais graves, pode ser necessária a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).
EXJADE contém uma substância ativa chamada deferasirox. É um agente quelante de ferro usado para remover o excesso de ferro do corpo (também chamado de sobrecarga de ferro). EXJADE se liga ao ferro em excesso, o qual é eliminado principalmente através das fezes.
O tratamento para essa diminuição pode ocorrer com a ingestão diária de ferro com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como feijão, laranja e carne.
Existe um chá super antioxidante que ajuda o corpo a nem absorver o ferro: o chá verde. É por isso que, neste vídeo, eu explico por que o chá verde age para proteger o seu corpo da ferritina alta.
Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.
Se o seu médico identificou que sua ferritina elevada está relacionada à uma doença hepática, essa é minha especialidade. O hepatologista é o profissional mais capacitado para tratar das doenças que acometem o fígado, como hepatites e esteatose.
A reposição de B12 (cobalamina) e B9 (ácido fólico) não interferem nos valores de ferritina (que é o marcador da reserva de ferro no organismo), entretanto, na presença de anemia é comum a suplementação dos 3 nutrientes (B12, B9 e ferro).
O tratamento geralmente consiste em deferoxamina administrada por via intravenosa. Esse medicamento se liga ao ferro e carrega-o para fora do corpo na urina. A hemocromatose é tratada com sangria (flebotomia).
Alimentos ricos em cálcio (leite, iogurte, queijo, requeijão, sorvete cremoso, flans, pudim e musses) e em oxalatos de cálcio (espinafre, beterraba e brócolis) diminuem a absorção de ferro e devem ser evitados na mesma refeição que os alimentos ricos em ferro.
Deferiprona em combinação com outros quelantes de ferro é indicado para pacientes com talassemia major, quando a monoterapia com outros quelantes não for efetiva, ou quando houver necessidade de uma correção rápida ou intensiva dos níveis de ferro, para prevenção ou tratamento de consequências fatais da sobrecarga de ...
cuidar com ingestão de produtos enriquecidos com ferro ou vitamina C (ela facilita a absorção do ferro ingerido) reduzir consumo de feijões, ervilhas, grão de bico e verduras verde-escuras. ingerir café e/ou chás como preto, verde, mate antes ou após as refeições (pode diminuir a absorção de ferro)
Embora raro, a ferritina alta pode ser causada por alguns tipos de câncer como linfoma ou leucemia, mas a sua dosagem no sangue normalmente não é indicada com a finalidade de identificar estas condições.
A ferritina alta e ferro normal podem estar relacionados com situações como obesidade, síndrome metabólica, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, COVID-19 ou câncer, por exemplo.
Níveis elevados de ferritina podem ser indício de excesso de ferro ou hemocromatose, que é uma condição em que o corpo absorve quantidades exageradas do nutriente ingerido através dos alimentos.
Além de serem ricas em gorduras; • Evitar alimentos ricos em ferro (carne vermelha, gema de ovo, feijão, ervilha, salsa); • Evitar alimentos industrializados enriquecidos de ferro; • Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão) associada a ingestões de alimentos fontes de ferro ou ...
Qual nível de ferritina é preocupante? Não há um valor específico de ferritina considerado preocupante. Os resultados dos exames devem ser sempre interpretados por um médico especializado para que se defina a causa da ferritina alta ou baixa e a gravidade da condição.
Outra forma de aumentar a absorção do ferro das frutas, é comer alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, tomate e espinafre, pois esta vitamina também promove a absorção do ferro pelo organismo. Veja outras frutas e vegetais ricos em vitamina A.
Quem tem ferritina alta pode tomar suco de beterraba?
Alimentos ricos em ferro de origem vegetal: feijão, abóbora, beterraba, couves e alimentos integrais precisam ser transformados para ser absorvidos pelo organismo, portanto, se você tem ferritina alta deve evitar consumir alimentos ricos em vitamina C juntamente com estes alimentos e na mesma refeição.